PoderData diz que diferença de Lula para Jair Bolsonaro seria de cinco a nove pontos no primeiro turno

0
719

Pesquisa teria sido realizada de segunda a quarta-feira

Se a eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Lula chegaria ao final do primeiro turno com uma diferença de cinco a nove  pontos, segundo pesquisa PoderData realizada divulgada nesta quarta-feira (24). O levantamento teria sido realizado de 2ª a 4ª feira e por, o petista teria de 34% a 36% das intenções de voto, enquanto o atual presidente vai de 27% a 29%.

De acordo com os números divulgados pelo portal Poder360, na primeira simulação, com o nome de João Doria como candidato do PSDB, Lula fica com 34% contra 29% de Bolsonaro. Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 7%, e com com Doria, que marca 5%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Num segundo cenário, em que Eduardo Leite (PSDB) entra no lugar de Doria, Lula e Bolsonaro continuam na dianteira, com 36% e 27%, respectivamente, ou seja uma diferença de nove pontos. Ciro Gomes (PDT) tem 9%; Sergio Moro (Podemos), 8%; Eduardo Leite (PSDB), 5%; Cabo Daciolo (Brasil 35), 3%; Henrique Mandetta (DEM), 2%; e Alessandro Vieira (Cidadania). Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não chegaram a 1%.

Vale ressaltar que em junho, o mesmo instituto dava uma diferença de Lula para Bolsonaro de 11 pontos; em julho foi a 14 pontos; em setembro caiu para 10; em outubro eram de 08 pontos e agora chegou a 05 pontos.

O PoderData traçou cenários de segundo turno, e Lula venceria todos os concorrentes:

  • Lula 48% X 31% Sergio Moro
  • Lula 54% X 31% Jair Bolsonaro
  • Lula 47% X 24% João Doria
  • Lula 50% X 20% Eduard Leite
  • Lula 54% X 14% Rodrigo Pacheco

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

(Com informações do Poder360)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui