Ônibus elétrico 100% desenvolvido no Brasil é apresentado ao presidente Jair Bolsonaro

0
303

Suzantur e Marcopolo desenvolveram o veículo 

O presidente Jair Bolsonaro dirigiu nesta segunda-feira (29) um ônibus elétrico, desenvolvido 100% no Brasil. O veículo foi apresentado pela fabricante Marcopolo e Suzantur, empresa que opera transportes no ABC Paulista e na cidade de São Carlos.

O modelo Attivi Padron está sendo testado desde 22 de outubro de 2021 em itinerário semelhante à linha TR 103 (Terminal Santo André – Oeste / Terminal Vila Luzita – via Paço Municipal), mas sem passageiros no ABC Paulista.

A unidade apresenrada ao presidente e ministros é a mesma testada em Santo André (SP).

Funcionários da Suzantur mostraram como é o funcionamento do veículo e da Marcopolo falaram sobre informações gerais do sistema. O ônibus foi desenvolvido pela Marcopolo que conta com parcerias nacionais.

Segundo a fabricante, a autonomia das baterias é de cerca de 250 quilômetros e o ônibus pode ser recarregado em até quatro horas.

O setor de transportes pede mais linhas de financiamentos e incentivos para a eletromobilidade, uma das pautas do encontro.

Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto de ônibus elétrico com os ministros Paulo Guedes (Economia), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

De acordo com agências, Paulo Guedes disse que no futuro, ônibus elétricos podem ajudar a reduzir o custo do transporte coletivo e consequentemente da passagem

É o Brasil reagindo com uma tecnologia verde para tentar justamente derrubar o preço do transporte público de massa”

Bolsonaro acrescentou que a eletromobilidade pode ajudar a reduzir os custos dos combustíveis fósseis  e reconheceu que ainda o preço de ônibus elétricos é alto, mas acredita em queda.

Os preços dos combustíveis estão altos no Brasil, as causas disso são algumas. Isso aqui ônibus elétrico vem então para nos ajudar. É um protótipo. Ainda, obviamente, custa caro, mas a tendência é baixar o preço”

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação