Atenção e acolhimento

713

Restaurantes Populares distribuem cerca de 900 refeições

 

*Vice-governador do Maranhão

CARLOS BRANDÃO*

Depois de uma breve parada, volto a nossos artigos, em um ano que, mais uma vez, será de muito trabalho. E já começamos com a missão de enfrentar a difícil situação causada pelas fortes chuvas. Infelizmente, as enchentes trouxeram grandes prejuízos em várias cidades. Muito mais que os materiais, nos preocupamos com as pessoas. Nosso governo, mais uma vez, agiu com celeridade e tem prestado todo o apoio necessário aos municípios. Fiz questão de ir às cidades mais atingidas para reforçar a presença do estado e ouvir aqueles que precisam ser acolhidos. Sabemos das dificuldades, mas estar com as pessoas, mensurar suas perdas é fundamental para que tomemos as decisões mais assertivas.

Em Mirador, Colinas, Grajaú e Imperatriz, ouvi depoimentos que emocionam e nos dão a verdadeira dimensão do que ocorreu. Dona Rosa Maria, em Mirador, me tocou especialmente, com um relato de dor e incertezas. É algo muito difícil de presenciar. No entanto, foi bom ouvir dela que nossa presença lhe devolvia a esperança e a certeza de que os obstáculos serão vencidos.

Por determinação do governador Flávio Dino – que só não foi às cidades por ter testado positivo para a covid -, toda estrutura do governo se mobilizou para amparar os desabrigados, recuperar pontes e estradas e auxiliar os municípios na recuperação das áreas atingidas.

Hoje, os Restaurantes Populares distribuem cerca de 900 refeições diariamente; mais de 4.000 cestas básicas foram distribuídas até agora; aproximadamente 2.000 colchonetes foram entregues; exames e consultas estão sendo realizados constantemente; medicamentos estão à disposição de quem precisa e testes contra covid disponibilizados, além de vacinas da carteira vacinal; 250 kits com eletrodomésticos também estão chegando aos desabrigados. São muitas as ações que minimizam os efeitos das ocorrências.

Como já escrevi acima, o mais importante para nós é o bem-estar das pessoas. Por isso, desde o início garantimos a remoção daquelas que viviam em áreas de risco para abrigos instalados. O aluguel social também está sendo viabilizado para aquelas que perderam suas casas. Preservar a vida é no que mais pensamos. Assim, vamos continuar agindo. Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra e Imperatriz já decretaram estado de emergência. Mas, além delas, monitoramos Trizidela do Vale e Pedreiras, onde o rio Mearim está próximo da cota de inundação.

Nessa luta, precisamos de todos, independentemente de política. Sigo acompanhando de perto os trabalhos e auxiliando o governador a comandar as ações para que ninguém se sinta desamparado. É nossa obrigação, como gestores que somos.

Afinal, somos todos Maranhão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui