
Segundo colocado perde para ND, NS e NR
AQUILES EMIR
Faltando menos de oito meses para a eleição de governador, mais da metade da população do Maranhão não sabe em quem votar ou não quer participar do pleito, e alguns ainda indicam nomes que sequer estarão na disputa como seus candidatos. É o que revela um dos cenários da pesquisa divulgada neste domingo (13) pelo Jornal Pequeno.
No cenário de “opinião espontânea” sobre a intenção de voto, em que não são apresentados nomes de candidatos, 59% disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder e 8% disseram que não votariam em ninguém.
Somam-se a estes, 4% que indicaram o atual governador Flávio Dino (PSB), que é impedido de tentar um terceiro mandato, e 4% que dizem votar na ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que já manifestou não ter interesse na disputa.
O resultado é de 75% dos sem noção ou sem interesse no pleito que vai definir o gestor estadual nos próximos quatro anos.
Neste cenário, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) tem 8% de preferência dos eleitores; o senador Weverton Rocha (PDT), 6%; o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, 4%; o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD), 3%; o senador Roberto Rocha (PSDB), 3%; e o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), 1%.

Quando os pesquisadores apresentaram aos entrevistados nomes de possíveis candidatos, Nenhum Deles (10%) e Não Sabe/Não Respondeu (11%), somados, superam o segundo colocado, Weverton Richa, que aparece com 20%.
Neste cenário, Carlos Brandão aparece com 23%; Weverton Rocha 20%; Edivaldo Holanda Júnior, 11%; Roberto Rocha, 10%; Lahésio Bonfim, 9%; Josimar Maranhãozinho, 4%; Simplício Araújo, 2%; Enilton Rodrigues (não pontuou). Pela margem de erro, Brandão está tecnicamente empatado com ND, NS e NR.
No quesito Rejeição, Josimar Maranhãozinho é o líder, com 25%. Roberto Rocha tem 15%; Lahésio Bonfim, 14%; Weverton Rocha, 14%; Carlos Brandão, 12%; Edivaldo, 5%; Enilton Rodrigues, 3%; Simplício Araújo, 2%; Nenhum Deles, 4%; NS/NR, 2%.
A pesquisa foi registrada em 06 de março de 2022, pelo Sistema Pesqele, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº MA09132?2022. De 07 a 12 de março de 2022, o foram ouvidos 1.600 eleitores em várias regiões do estado. A margem de erro máxima da pesquisa é de 2,45%.
(Com informações do Jornal Pequeno)







