Procurador-Geral de Justiça estranha filho de Bolsonaro ir ao CNPM contra procuradora do Estado

921

CONVERSA FRANCA 

Procuradora do Estado, não de Justiça 

O Procurador-Geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, estranhou o anúncio feito pelo federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de que irá ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra a procuradora Renata Bessa, por ter simulado uma facada no presidente da República.

Trata-se de uma Procuradora do Estado e não de Justiça.

A postagem do parlamentar, inclusive, induziu Maranhão Hoje a cometer uma falha na chamada da reportagem:

“Alguém tem que dizer a esse Senhor que ela é Procuradora do Estado e não Procuradora de Justiça, ela não pertence ao quadro do Ministério Público do Maranhão”, escreveu Eduardo Nicolau.

Cidade Digital

Nesta terça-feira (19), prefeitos da Região de São Luís vão se reunir em evento online para tratarem de inovação e investimentos em tecnologia nos seus municípios. É o primeiro evento da Rede Cidade Digital no Maranhão, iniciativa que já conta com adesão de prefeitos mais de 2 mil prefeituras em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro. Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Comércio no feriado 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão informa que o comércio lojista de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa tem autorização para funcionar quinta-feira (21), Dia de Tiradentes. Pela decisão firmada entre a Fecomércio e os sindicatos empresariais e laborais, estabelecimentos comerciais de rua, galerias e centros comerciais podem abrir das 8h às 18h, e os de Shopping Centers, das 10h às 22h, mediante pagamento de hora extra dobrada e gratificação de R$ 40,00.

Sindcombustíveis de cara nova

Na última quinta-feira (14), foi eleita a nova diretoria do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis). O empresário Domingos Júnior, dono da Rede São Domingos, com postos em São Mateus e Bacabal, é o novo presidente e terá como vice, Magnólia Rolim, diretora da Rede Magnólia.

Segundo Domingos Júnior, um dos maiores desafios da nova gestão é interiorização das ações do sindicato, a fim de que um maior número de empresários participe das discussões que envolvem o setor, principalmente no que se refere as relações com o poder públicos, distribuidores e as bandeiras das marcas que dominam o mercado. Atualmente, são mais de 1,3 mil postos existentes no estado, entretanto pouco mais de uma centena participa ativamente das ações do Sindcombustíveis, e isto precisa ser revisto.

A data da posse da nova diretoria ainda não está definida, mas a expectativa é que seja um evento que reúna importantes lideranças, públicas e privadas, e seja um momento para reflexão sobre o setor, principalmente no que diz respeito à política de preços dos combustíveis.

Na eleição do Sindcombustíveis, quinta-feira (14), Osvaldo Salomão (Postos Americano), Domingos Júnior (novo presidente e Postos São Domingos), Marcone Mendes (gestor do sindicato) e Leopoldo Santos Neto (atual presidente e dono dos Postos Natureza)

Shows com dinheiro público 

Após entrar com ações na Justiça para proibir as prefeituras de Vitória do Mearim e de Bacabal de contratarem shows para comemoração dos seus aniversários, o Ministério Público promete ser rigoroso também a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado sobre contratações de shows para a temporada junina, que será de trinta dias.

Cadastro Positivo

Prestes a completar três anos, o Cadastro Positivo conta com 42% da população no Maranhão em seu banco de dados. Considerando todo o país, o índice é de 62%. Os dados, que levam em conta pessoas físicas e jurídicas, segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). O levantamento comprova o potencial de inclusão financeira da iniciativa: mais de 167 mil maranhenses foram beneficiados com a consulta de crédito após a entrada em vigor do novo Cadastro Positivo, em julho de 2019, o que equivale a 5,51% de entrantes.

Produção de alumínio

Na quarta-feira da próxima semana, dia 27, o presidente da Alcoa, Otávio Carvalheira, concederá entrevista coletiva em São Luís, para anunciar a reativa da fábrica de Redução do Consorcio Alumar, que volta a produzir alumínio após sete anos de suspensão. No dia seguinte, ao lado do diretor da Alumar, Helder Teixeira; do gerente da Redução, Walmer Rocha; e a gerente de Relações Institucionais & Security, Dulcimar Soares, do religamento dos fornos, evento que contará com as presenças de autoridades locais e federais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui