CONVERSA FRANCA
Bolsonaro cresce dez pontos
O Instituto Genial/Quaest, que nesta quarta-feira (11) apresentou a maior diferença de Lula para Bolsonaro (17 pontos) é o instituto que mais atesta crescimento do atual presidente.
No quadro acima, dá para observar que em dezembro de 2021, a diferença era de mais de vinte pontos
ACM debate segurança jurídica
A Associação Comercial do Maranhão (ACM) realiza na quarta-feira (18) da próxima semana o painel “Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios” para um debate da classe empresarial e outros convidados com grandes nomes do meio jurídico para.
O evento é organizado pela vice-presidência para Assuntos Jurídicos da entidade e é uma parceria com seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (Caama). Participam como palestrantes, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; Jean Cioffi (Mestre Internacional em Direito de Contratos, Especialista em Arbitragem Internacional e Direito Tributário), Hugo Moreira Sauaia (Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional) e Ulisses Sousa (vice-presidente da ACM para Assuntos Tributários e sócio do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados).
De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Fernandes, o evento foi idealizado para ser uma espécie de fórum de discussão entre os empresários maranhenses para possam conduzir com eficiência os seus negócios, de forma que consigam identificar os riscos que podem estar sujeitos no dia a dia, já que desenvolvimento econômico das empresas, independentemente de segmento ou porte, são inviáveis sem segurança jurídica e, quanto maior for o conhecimento sobre o assunto, mais atitudes preventivas que favorecem a segurança jurídica empresarial poderão ser tomadas.
Senai em Alcântara
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) completou, na última sexta-feira (06), 69 anos como maior parceiro das empresas maranhenses do segundo setor. Ligada ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), a instituição, criada em 1953 para qualificar mão de obra, evoluiu junto com o setor, tornando-se referência em educação profissional e tecnológica e inovação.
Nestas quase sete décadas, ampliou seu portfólio de cursos e serviços e alcançou um nível de excelência nessa área.
Prefeiturss empreendedoras
Sete prefeituras foram premiadas pelo Sebrae Cidade Empreendedora pelas ações em favor dos micro e pequenos negócios.
São elas com suas respectivas iniciativas:
São Luís (Cidade Empreendedora), Matinha (Educar para Empreender), Estreito (Unificação e Desburocratização da Sala do Empreendedor), Urbano Santos (Sala de Urbano Santos de Mãos Dadas com o Empreendedor Local), Balsas (Educa, Balsas), Rosário (Empreendedoras Empoderadas) e Carolina (APP Guia Turístico e Interativo de Carolina).
Expo Indústria
Já estão abertas, no site da Expo Indústria Maranhão (https://expoindustriama.com.br), as inscrições para quem desejam se credenciar para participação na Feira do Sistema Fiema, que será realizada de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
Pague Menos
Uma das maiores no meio empresarial foi anunciada nesta segunda-feira (09): a aquisição da Rede Extrafarma pela sua concorrente Pague Menos, negócio que já recebeu sinal verde do Conselho de Administração Econômica (Cade).
Com a aprovação de forma definitiva pelo Tribunal e o atendimento das condições previstas no ACC, a Pague Menos, primeira rede do varejo farmacêutico presente em todos os estados e DF, terá aproximadamente 1.600 filiais e R$ 10 bilhões em vendas.
Infraestrutura na Cohama
A MRV acaba de anunciar o lançamento de mais um empreendimento em São Luís, o Ilha de Havana, segundo condomínio fechado que apresenta ao mercado no estado este ano, somando 416 unidades habitacionais.
Com o novo empreendimento, a companhia investirá mais de R$ 41 milhões na construção do empreendimento e obras nunca contribuição direta à comunidade com melhorias na infraestrutura urbana da região, como a recuperação de praças da região. Além disso, vai gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos.