Diferença cai dois pontos na comparação com junho
Divulgada nesta quarta-feira (06), a 13ª pesquisa presencial da Genial/Quaest sobre a corrida pelo Palácio do Planalto mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 14 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele teria 45% das intenções de voto no primeiro turno contra 31% do seu principaladversário.
A vantagem do petista sobre o adversário caiu dois pontos percentuais, pois era de 16 pontos, em junho, e de 17 em maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O Paraná Pesquisas também divulgou números sobre a corrida presidencial, com números bem divergentes:
- Leia mais:
- Paraná Pesquisas diverge do Genial/Quaest e dá diferença de Lula para Bolsonaro de seis pontos
O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, oscilou de 7% para 6%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB), mesmo após o anúncio da aliança com o PSDB, aparece com apenas 2%, o mesmo resultado de André Janones (Avante). Pablo Marçal (Pros) marca 1% e os outros pré-candidatos não pontuaram.
Segundo turno – Na simulação de segundo turno, Lula mantém a dianteira, com 53% contra 34% de Bolsonaro.
Em relação ao levantamento de junho, o petista oscilou negativamente um ponto, enquanto o presidente oscilou positivamente dois pontos, de 32% para 34%.
Outros 9% dos entrevistados disseram que não votariam num segundo turno entre Bolsonaro e Lula e 4% afirmaram que ficariam indecisos nesse cenário.
Pesquisa – A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoascom mais de 16 anos e foi às ruas entre os dias 29 de junho e 2 de julho. As entrevistas presenciais ocorreram em todas as regiões do Brasil.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e menos em um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada com o número BR-01763/2022 na Justiça Eleitoral.