IPCA aumenta 0,51% em São Luís na comparação com maio, mas fica abaixo da média nacional

277

O INPC variou 0,50%, segundo a medição do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, em São Luís,
registrou elevação de 0,51% na comparação com maio, ficando abaixo da média nacional (0,67%), que envolve 16 regiões de pesquisa. Houve, com efeito, uma aceleração no comportamento de subida de preços em relação ao mês anterior, cujo
aumento tinha sido de 0,28%.

Em relação ao Brasil, houve, também, uma
aceleração na subida de preços ao consumidor, pois, se, em maio, tinha sido de 0,47%, em junho, os preços subiram 0,67%. Essa variação em São Luís deu-se após duas desacelerações, já que em março, a inflação tinha sido de 2,06%; em abril, 1,03%; e, em maio, 0,28%.

Pelo terceiro mês consecutivo, o IPCA de São Luís ficou abaixo do nacional. Em todas as regiões de pesquisa, houve variação positiva. As maiores foram detectadas nas regiões metropolitanas de Salvador (1,24%), Recife (1,13%) e Belo Horizonte (0,83%).  A menor alta foi observada em Belém (0,26%).

Acumulado – Quando os dados são organizados por grupo de despesa, observando-se o acumulado no primeiro  semestre, o item que tem maior alta em São Luís é vestuário (9,68%). Em seguida, vem alimentação e bebidas (9,07%).

Olhando os números do Brasil, há uma
similaridade quanto ao comportamento anual do IPCA. Esses dois grupos de despesa têm,
até momento, as maiores altas acumuladas: vestuário (9,14%) e alimentação e
bebidas (8,42%).

Para ambas as regiões, Brasil e São Luís, o grupo transportes tem a terceira maior alta acumulada; 7,38% e 8,69%, respectivamente.

O grupo de despesa habitação apresenta quadro deflacionário acumulado no ano, muito em função da mudança na bandeira tarifária de energia elétrica. Entre a bandeira verde, em vigência a partir do dia 16 de abril de 2021, e a bandeira tarifária escassez hídrica, a diferença é significativa, proporcionando queda de preço na cobrança da energia elétrica residencial bem considerável quando se compara um mês com a bandeira mais em conta com mês com
bandeira tarifária muito elevada.

INPC de junho – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou, em São Luís, uma aceleração no aumento de preços no mês de junho, quando se compara com o mês de maio: 0,50% contra 0,36%.

No Brasil, o INPC de junho (0,62%) ficou acima do observado em São Luís (0,50%). Assim como ocorreu em São Luís, no Brasil, houve uma aceleração na subida de preços ao consumidor, posto que, em maio, o INPC foi de
0,45%.

As regiões de pesquisa em que se detectaram maiores taxas do INPC foram Salvador (1,22%), Recife (1,02%) e de Belo Horizonte (0,76%).

São Luís tem uma taxa acumulada relativa ao INPC nos seis primeiros meses do ano de 2022 na ordem de 5,99% e, nos últimos 12 meses, de 11,96%. Esses números para o Brasil são, respectivamente, 5,61% e 11,92%.

No mês de junho, o comportamento do INPC de São Luís por grupo de despesa está registrado na tabela a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui