Lula e Jair Bolsonaro estão separados por menos de meio ponto, segundo a Paraná Pesquisas

100

Essa foi a menor distância encontrada pelo instituto

Um novo levantamento sobre a corrida presidencial divulgado nesta terça-feira (25) pela empresa Paraná Pesquisas indica que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão bem próximos de um empate numérico. Ambos estariam tecnicamente empatados tecnicamente separados por menos de meio ponto.

De acordo com a empresa, o levantamento feito entre os dias 20 e 24 de outubro, ou seja, já com dados colhidos após o episódio envolvendo o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que no último domingo (23) trocou tiros com policiais federais ao receber ordem de prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Considerando os votos totais, Lula aparece com 46,3% da preferência do eleitorado e Jair Bolsonaro tem 45,9%, ou seja, 0,4 ponto de diferença. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Lula poderia ter de 44,1% a 48,5%, e Bolsonaro, de 43,7% a 48,1%.

Outros 4,8% dos entrevistados disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 3,0% declararam que não sabem ou não responderam.

O instituto comparou os dados com o levantamento anterior, divulgado no dia 20 de outubro, e concluiu que a vantagem de Lula ficou mais apertada, pois ele tinha 46,9% das intenções de voto totais contra 44,5% de Bolsonaro, isto é, estava com 2,4 pontos a mais.

Considerados apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, Lula tem 50,2% contra 49,8% de Bolsonaro, o que configura empate técnico. A vantagem de Lula, nesse caso, também caiu na comparação com a pesquisa anterior, que apontava 51,9% para Lula e 48,1% para Bolsonaro, também empate na margem de erro.

Acerto – O instituto foi o que mais se aproximou do resultado das urnas no primeiro turno. Em pesquisa divulgada na sexta-feira, 30, o instituto apontou 47,1% dos votos válidos para Lula contra 40,0% de Bolsonaro – nas urnas, o resultado foi 48,4% para o petista e 43,2% para o presidente.

A pesquisa divulgada hoje foi feita por meio de 2.020 entrevistas pessoais em 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº º BR-00525/2022.

(Com informações da revista Veja)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui