Criadores têm até sábado para imunizar seus animais bovinos e bubalinos

21

GIRO ECONÔMICO

Vacinação contra febre aftosa

Encerra-se neste sábado (17), a vacinação de animais bovinos e bubalinos contra febre aftosa, podendo a declaração da vacinação pelo produtor ser realizada até dia 24 de dezembro. Ao todo, espera-se vacinar cerca de 161 milhões de animais.

A vacinação ocorre em animais de até 24 meses em dez estados (Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte. Já nas demais 11 unidades da Federação (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal), a vacinação é para bovinos e bubalinos de todas as idades.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Patrimônio da humanidade

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez, foi um dos homenageados pela Prefeitura de São Luís na festa dos 25 anos do reconhecimento da capital maranhense como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“A Fiema esteve e está empenhada na preservação desse patrimônio que é de todos nós e todos nós devemos cuidar dessa cidade que nos acolhe”, disse ele.

Arquivo Público

Aluno do curso Assistente Administrativo do Senai Monte Castelo, em São Luís, desenvolveram para o Arquivo Público do Estado métodos de restauração e guarda de documentos, além de produzirem vídeo, maquete e um plano de negócios para divulgar o acervo do órgão, composto de documentos recuperados e conservados que datam do século XVII.

Há registros da Câmara de Vereadores de São Luís, coleção de partituras do padre João Mohana, sobre carnaval, escravidão, ditadura militar e povos indígenas.

Assistência social

O Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveu mais uma importante ação itinerante nos dias 03 e 04 de dezembro, na Praça Sete Palmeiras, no bairro da Vila Embratel.

Essa edição do Sesi Itinerante foi realizada em parceria com o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que é um projeto da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Na solenidade em que foi entregue, pela Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política,  a Medalha Fran Paxeco a professores de Direito o advogado Raimundo Marques com os homenageados Alberto Tavares e Jaqueline Demétrio

Consumo do Natal

Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal, apurada pela Federação do Comércio (Fecomércio) em São Luís, aponta que 58,7% pretendem agradar com estes itens considerados essenciais no dia a dia. Os brinquedos, que também figuram entre os preferidos, devem ser a escolha de 39,5%, permanecendo como a segunda principal escolha por dois anos seguidos.

Calçados e bolsas fecham a lista dos três itens mais citados pelos consumidores para presentear com 16,6%..

Escutas empresariais

Ao encerrar, semana passada, em Pinheiro, mais uma edição do “Escutas empresariais para a competitividade do Estado do Maranhão”, programa da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, o secretário Cassiano Pereira Junior, ao falar sobre o potencial da Baixada Maranhense destacou que “é uma região que tem uma grande perspectiva de crescimento e nós estamos articulando ações, juntamente com a classe empresarial, para desenvolver atividades cada vez mais assertivas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui