Viana é a primeira cidade a aderir à campanha do IHGM e instala seu Instituto Histórico e Geográfico

87

Órgão vai contribuir com fortalecimento da cultural

AQUILES EMIR

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) lançou uma campanha com vistas a estimular o surgimento de instituições do gênero em todos os municípios maranhenses. O primeiro a se estruturar após esse estímulo foi o da cidade de Viana, na Baixada Maranhense, instalado dia 29 de abril, data em que foi eleita sua primeira diretoria.

Presente à solenidade, a presidente do IHGM, Dilercy Aragão Adler, esclareceu que sua instituição não tem e não terá nenhuma sobreposição aos municipais, ou seja, não haverá vínculos, trata-se apenas de um esforço no sentido de que haja mais órgãos atuando no resgate histórico e na defesa do patrimônio geográfico do Maranhão.

Empresário e engenheiro José Antônio Mohana é um dos integrantes do instituto

Desde o lançamento da campanha, quatro cidades começaram a debater o surgimento dessas instituições, mas Viana saiu. Para os próximos meses, aguarda-se o anúncio dos de São Luís, Grajaú e São João Batista. No estado já foram criados, antes desta campanha do IHGM, os de Codó, Caxias, Imperatriz e João Lisboa, sendo que alguns estão praticamente desativados.

Para presidir a instituição, foi eleito o poeta, escritor e palestrante Carlos César Silva Brito, fundador e primeiro presidente da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras (AMCAL) e presidente da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão (SCLMA). Para ele, a missão que lhe foi confiada será mais uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sócio-cultural do município

Segundo Carlos Brito, tão logo soube dessa iniciativa do IHGM, um grupo de intelectuais da cidade se mobilizou para criar o Instituto Histórico e Geográfico de Viana (IHGV).

Autoridades e intelectuais vianense reunidos na solenidade de instalação do Instituto Histórico e Geográfico de Viana

Apoio – Realizada na Academia Vianense de Letras, a solenidade de posse do IHGV contou com as presenças de diversas autoridades e pessoas ligadas à intelectualidade.

A presidente da Academia, Fátima Travassos, disse que é muito bom receber mais uma instituição do campo cultural no seu município.

Ela disse estar convencida de que o Instituto muito contribuirá para divulgação das potencialidades culturais do município, bem como vai contribuir para debater em profundidade questões ligadas ao meio ambiente e outros temas.

O prefeito Carlos Cidreira, o Carrinho, disse que não apenas recebe com entusiasmo, mas fará de tudo que estiver ao alcance da Prefeitura para que o instituto funcione plenamente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 4   +   1   =