Projeto Contos Brasileiros, em Godofredo Viana, encerra fase de pesquisa de campo

33

Histórias de moradores farão parte de livro de contos

Com o objetivo de resgatar a memória do município de Godofredo Viana, no noroeste do Maranhão, o projeto Contos Brasileiros, patrocinado pela Equinox Gold via Lei Federal de Incentivo à Cultura, irá divulgar a história local, seus mitos, lendas e cultura por meio de um livro de contos. O material foi reunido a partir do relato oral dos seus moradores.

Encerrada em abril, a etapa de pesquisa de campo reuniu as histórias coletadas por 50 alunos das escolas públicas de Godofredo Viana e do seu distrito Vila de Aurizona, sob a supervisão dos docentes, e que servirão de base para a elaboração dos contos.

Foram ouvidas pessoas de notório saber da região, além de consultadas referências bibliográficas. O próximo passo será a produção de textos, revisão, editoração, impressão e gravação do audiolivro. A previsão é que a publicação seja concluída no segundo semestre, com o lançamento previsto para novembro.

Fantasmas e lobisomens – “Quando uma história fica à mercê da oralidade ela fica vulnerável, pois tudo pode se perder nas gerações. Por isso, é importante o registro, a valorização e a divulgação, sobretudo nas escolas e nas bibliotecas públicas. Pedagogicamente, o estilo de contos curtos ainda torna a história local extremamente palatável e a leitura fácil e fluente”, afirma a coordenadora geral do projeto Contos Brasileiros, Janaína Dantas. Segundo ela, o livro deve reunir entre 32 e 35 contos. “Pela nossa experiência nas edições anteriores do projeto, boa parte das histórias costuma vir do folclore local, com personagens como fantasmas e lobisomens se destacando nas narrativas”, afirma.

O projeto tem como objetivo produzir e entregar mil livros, e os contos também serão disponibilizados em um canal no YouTube na época do lançamento.

O Projeto Contos Brasileiros Ano II é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Equinox Gold. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana e é uma realização de Janaina Dantas Barbosa Lopes, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre a Equinox Gold – A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui