Lula ainda deve vir a São Luís para tentar salvar aliado num cenário desfavorável?

87
Deputado é apoiado pelos partidos de Lula e Bolsonaro, mas não quer ex-presidente no palanque, só o petista (foto divulgação)

CONVERSA FRANCA

Lula ainda virá?

Nunca a presença de Lula tornou-se tão necessária em São Luís quanto agora, depois da divulgação de mais uma pesquisa que coloca o prefeito Eduardo Braide praticamente reeleito no primeiro turno, porém simpatizantes do presidente acham que este seria o pior momento para voltar ao Maranhão, pois corre o risco de ficar rotulado com um dos maiores vexames numa disputa na capital maranhense.

Depois da Quaest, o Vox Populis, que é o instituto mais acreditado pela esquerda, projetou um resultado nada animador para o candidato aliado do presidente, Duarte Júnior (PSB).

Para muitos analistas, o que se passa em São Luís é algo incompreensível levando-se em conta que em 2022 Lula foi eleito com 77% dos votos dos ludovicenses, e o candidato escolhido para ele apoiar não chega nem aos 25%, o que seria um estrago sem remendo, portanto o melhor seria deixar Lula longe disso.

Tragédia pior, no entanto, seria algum efeito extremamente positivo para Yglésio Moisés (PRTB), candidato apoiado pelo ex-presidente, que vem dia 23, para tentar tirá-lo dos incômodos 2% e levá-lo para um patamar de dois dígitos, o que seria uma demonstração de força muito grande, comparável apenas ao adiamento da decisão para o segundo turno que Lula pudesse provocar.

De acordo com os números, este seria o resultado se eleição fosse hoje:

      • Eduardo Braide (PSD) – 61%
      • Duarte Júnior (PSB) – 24%
      • Dr. Yglesio (PRTB) – 2%
      • Wellington do Curso – 2%
      • Professor Franklin (PSOL) – 1%
      • Fábio Câmara (PDT) – 1%
      • Flávia Alves (SD) – 1%
      • Saulo Arcangeli (PSTU) – 0%
      • Nenhum/branco/nulo – 5%
      • Não sabe – 5%

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-05149/2024.

Eleição no primeiro turno 

Eleição de São Luís vai decidida no primeiro turno? Saiba o que pensam o prefeito Eduardo Braide e os seus adversários.

Detran vai à escola

O Governo do Maranhão, através do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizará, na próxima segunda-feira (16), às 9h e às 15h, ações do projeto Detran Vai à Escola, no Centro Educacional Dom Orioni, em São Luís.

O objetivo do projeto é utilizar espaços para multiplicar os conhecimentos sobre segurança no trânsito e incentivar a adoção de um comportamento mais responsável, através de apresentações lúdicas e palestras educativas.

Casa de Apoio Ninar

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta quinta-feira (12) uma série de investimentos para as famílias assistidas pela Casa de Apoio Ninar.

O anúncio veio após visita realizada ao equipamento de saúde estadual, em que houve diálogo com as mães atípicas atendidas pelos serviços ofertados no espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui