Treze prefeitos deixam de prestar contas dos repasses recebidos e ficam sem FPM

60

GIRO ECONÔMICO

Os sem Fundo de Participação

As prefeituras brasileiras recebem, nesta quarta-feira (21), R$  1.435.776.519,41, valor é referente à segunda parcela de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e que representa uma redução de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o repasse foi de R$ 1.579.064.169,16.

Até o último dia 13 de novembro, cinquenta municípios estavam impedidos de receber o repasse, de acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), sendo treze deles do Maranhão:

    • Alto Parnaíba
    • Anapurus
    • Bacuri
    • Itaipava do Grajaú
    • Maracaçumé
    • Penalva
    • São Félix de Balsas
    • São José do Soter
    • São José dos Basílios
    • São Mateus
    • São Raimundo do Doca Bezerra
    • São Roberto
    • Vila Nova dos Basílios.

Comércio na Black Friday 

Pesquisa de Intenção de Consumo para a Black Friday, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), aponta que 68,2% dos consumidores têm como principal motivação a oportunidade de adquirir produtos com preços reduzidos, destacando a busca por economia e utilidade.

Além disso, 31,4% dos entrevistados indicam a antecipação das compras de Natal como um fator relevante, reforçando o planejamento nas compras de fim de ano.

Investir Maranhão 

O Investir Maranhão 2024 será realizado em São Luís, quarta e quinta-feira (dias 21 e 22), consolidando-se como um dos maiores eventos de moda e negócios do setor de vestuário no Maranhão.

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Malharias e de Confecções do Maranhão (Sindvest), com apoio da Federação das Indústrias (Fiema) , a feira reunirá importantes marcas, estilistas e fornecedores locais, com o objetivo de fortalecer a moda maranhense e contribuir para o desenvolvimento econômico do setor.

Clínica de Odontologia do Sesc 

O presidente do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio, Sesc e Senac), Maurício Aragão Feijó, esteve terça-feira (12), em Caxias para cumprir uma importante agenda, que incluiu a visita à unidade educacional do Senac na cidade, seguida da Solenidade de Inauguração da Clínica Odontológica do Sesc, no Caxias Shopping.

Maurício Feijó com diretoras do Sesc na inauguração na clínica odontologia do órgão, no Caxias Shopping, na cidade de Caxias

Educação no Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão (Senai-MA) está com inscrições abertas para mais de 1,1 mil vagas em 44 cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, logística, energia renovável, gastronomia e manutenção industrial.

Os cursos incluem formações como Excel Intermediário e Avançado, Programador Full-Stack, Técnico em Logística, Instalação de Sistemas Fotovoltaicos e Produção de Pães Natalinos, Doces e Salgados.

Mobiliza São Luís 

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, denominada também “Dia D” do Mobiliza São Luís, haverá uma série de ações para ocupar a Praça João Lisboa e o Largo do Carmo. O evento “Raízes fortes, asas abertas: empreendendo com identidade” é voltado para conscientizar sobre o valor da cultura negra no empreendedorismo, além de proporcionar um espaço de networking entre os participantes. O Mobiliza é uma iniciativa do Sebrae-MA com apoio do Sistema Fiema (Sesi e Senai).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui