Cidade de Barreirinhas recebe, sexta-feira e sábado, Festival Sabores do Mará

12
Evento valoriza produção de bebidas e comida

Sexta-feira (15) e sábado(16), será realizado, em Barreirinhas, o Festival Sabores do Mará, com programação estendida até 17 de setembro, por meio do Guia Digital de Bares e Restaurantes. A proposta do evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), é gerar conexões comerciais entre produtores locais de bebidas e estabelecimentos gastronômicos da cidade, inserindo esses produtos nos cardápios de forma estruturada.

Cada restaurante participante recebeu a sugestão de um destilado maranhense para criar um drink autoral, que será lançado durante o festival e seguirá disponível com valor promocional até o fim do período de ação. Além disso, cada drink será harmonizado com um prato, também promocional, ampliando a experiência do público e incentivando o consumo consciente da produção local.

O foco na integração entre a cadeia produtiva de bebidas maranhenses e o setor gastronômico é o que torna o Sabores do Mará uma iniciativa potente, na visão de Dênio Carneiro, gerente da Unidade de Mercado do Sebrae Maranhão.

“A gente trabalha com a positivação comercial dos produtos maranhenses, principalmente os destilados, criando conexões reais entre os produtores e os bares e restaurantes. Isso significa abrir mercado, gerar renda, estimular o consumo consciente e fortalecer a identidade do Maranhão como um destino onde se come e se bebe com história e originalidade. Em uma cidade como Barreirinhas, que recebe turistas do mundo todo, essa ação amplia o impacto da economia e fortalece o turismo a partir do que temos de mais autêntico”, avalia o gerente.

Participam desta edição os restaurantes Nautz, O Bambu, A Canoa, Rock’n Beer, Pier 71, Bambaê, Zamá, O Buriti, O Jacaré, Mangue, Pimenta de Cheiro, Vila Walbinho, Bela Vista, Portal do Sol e Orla Náutica, que criaram drinks autorais com destilados maranhenses especialmente para o evento. 

As bebidas utilizadas são assinadas por produtores como a Cachaça Baronesa, Cachaça Capotira, Cachaça Mestre Cana, Cachaça Santo Ambrósio, Cachaça Vale do Brejão, Gin Luar, Tiquira Guaaja, Vinho Almar e Aguardente Ferroada, todos representantes da diversidade, da qualidade e da identidade da produção maranhense.

Experiência sensorial e cultural – Durante o festival de abertura, o público poderá degustar drinks autorais preparados por bartenders do SENAC, em um espaço animado por atrações culturais locais, feira de artesanato e estandes de cervejarias artesanais maranhenses. Cada pessoa que provar e gostar de um drink ganhará um voucher promocional para consumi-lo depois diretamente no restaurante responsável.

No dia 15, pela manhã, o evento começa com um “esquenta” no Mercado Municipal de Barreirinhas, onde 14 restaurantes locais oferecerão pratos e sobremesas com valores promocionais, enquanto as cervejarias também participam da ativação. A proposta é envolver tanto turistas quanto moradores com o sabor e a criatividade da produção maranhense.

Produtores e empreendedores – Além de ser vitrine para a coquetelaria criativa feita com insumos regionais, o Sabores do Mará atua como elo comercial entre produtores e restaurantes da cidade. A cachaça Baronesa, que é uma das marcas participantes, será harmonizada em receitas especiais, abrindo caminhos para permanência nos cardápios mesmo após a ação.

“É uma grande oportunidade de apresentar nossos produtos aos empresários locais e ao público, mostrando a riqueza e a qualidade do que é feito aqui”, afirma Frederico Damiani, proprietário da Cachaça Baronesa.

Para os donos de restaurantes, a participação no evento representa visibilidade e  oportunidade concreta de inovação nos cardápios, fidelização de clientes e alinhamento com um movimento de valorização do que é local.

“Quando o projeto nos foi apresentado, a primeira palavra que me veio à cabeça foi cooperativismo. O Sabores do Mará promove uma união estratégica entre empresários, produtores e instituições, todos trabalhando juntos para valorizar o que é nosso. Para o restaurante”, afirma Flávio Sousa Chaves, proprietário do restaurante O Jacaré.

Guia Digital e continuidade da ação – A partir do dia 18 de agosto, entra em vigor o Guia Digital Sabores do Mará – Bares e Restaurantes, que reúne os estabelecimentos participantes com seus respectivos drinks autorais e pratos harmonizados. O material será acessado via QR Code instalado em 100 hotéis, pousadas e agências de turismo da cidade, com validade até 17 de setembro, mantendo viva a proposta do evento mesmo após o festival.

A realização do Sabores do Mará em Barreirinhas é resultado de uma articulação conjunta entre instituições comprometidas com o fortalecimento da economia local e a valorização da cultura maranhense. O evento conta com a promoção do Sebrae Maranhão e a parceria do Senac, Sindbebidas, Aaspem, ACBRIO, Abrasel e Prefeitura de Barreirinhas que atuam como importantes aliados na qualificação dos empreendedores, na visibilidade dos produtos regionais e na consolidação de uma cadeia produtiva mais integrada, criativa e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 9   +   1   =