Federação das Associações Empresariais realiza Mutirão da Conciliação

1113
African American businessman or man shaking hands with a businesswoman or woman caucasian female colleague making a business deal

Numa promoção  da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), com apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM), será realizado, de 03 a 07 de abril, em São Luís, o 7º Mutirão da Conciliação Empresarial.

Na oportunidade, serão atendidos empresários que possuam conflitos e buscam uma solução rápida e eficiente para a resolução destes. Podem ser inscritos problemas referentes à rescisão contratual, inadimplência, questões societárias e familiares, dentre outros conflitos empresariais.

De acordo com o advogado e coordenador da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão (CBMAE), Ivaldo Praddo, “a conciliação é uma forma de solução extrajudicial, na qual as partes são orientadas à construção de um acordo”. “Em vários casos, os acordos acontecem porque as partes querem ser ouvidas. Com a conciliação surge essa oportunidade”, completou o coordenador.

Segundo o advogado, uma das vantagens da conciliação é a agilidade no prazo para encerramento de uma demanda. “Em aproximadamente 30 dias, a empresa pode resolver um conflito que poderia tramitar durante anos na Justiça comum. Como a empresa recupera os seus créditos com maior agilidade, ela pode ter mais recursos para fazer frente às despesas do dia a dia, reforçando o caixa, por exemplo. Manter o fluxo de caixa positivo pode evitar com que as empresas tenham que buscar empréstimos”, avalia o advogado.

No Brasil, o uso da conciliação, especialmente para micro e pequenas empresas, tem sido uma alternativa para de sobrevivência.

No Mutirão, podem ser inscritos problemas referentes à rescisão contratual, cobrança de inadimplência, e quaisquer outros conflitos empresariais. Os setores de serviços, comércio em geral e imobiliário deverão estar entre as áreas mais atendidas.

As empresas interessadas podem enviar suas demandas antecipadamente para a ACM (acm@acm-ma.com.br) ou para a CBMAE pelo email secretaria@cbmae-ma.com.br.

O Mutirão acontece na sede Associação Comercial do Maranhão (Praça Benedito Leite, nº 264, Centro, São Luís-MA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui