Aos 88 anos, morre o advogado, jornalista e político Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino

0
619

Falecimento enlutece a classe política e intelectual, já que era membro das academias de letras do Maranhão e de Imperatriz

AQUILES EMIR

Internado desde semana passada no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, morreu na manhã desta segunda-feira (24), aos 88 anos, o advogado, jornalista, político e membro da Academia Maranhense de Letras, Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa. Ex-deputado estadual e ex-prefeito de João Lisboa, natural de Grajaú, era pai, dentre outros, do governador Flávio Dino (PCdoB), do procurador federal Nicolao Dino e do advogado Sálvio Dino Júnior.

Sálvio Dino, no dia 17 de julho, foi internado no Hospital São Rafael, em Imperatriz, com problemas cardíacos, de onde foi transferido para São Luís após diagnosticado com covid-19. Ele deu entrada no Carlos Macieira sexta-feira ( 21) da semana passada, já em estado grave.

Nas redes sociais, ao comunicar a morte do pai, o governador destacou o poema de Gonçalves Dias, no qual diz que “a vida é combate que os fracos abate e os fortes e os bravos só pode exaltar”.

Biografia– Sálvio Dino nasceu em Grajaú no sertão maranhense, em 05 de junho de 1932. Começou a carreira política em 1954 ckmo vereador de São Luís, sendo reeleito em 1958.

Foi eleito deputado estadual em 1962. Em 1964, teve seus direitos políticos cassados. Voltou à política em 1974 ao ser eleito deputado estadual já como membro da Arena, partido que apoiava o regime militar que o cassou. Permaneceu até 1 de janeiro de 1979. Com o fim do bipartidarismo, quando ingressou no PP em 1980.

Nas eleições de 1988, foi eleito prefeito de João Lisboa pelo PFL (que substituiu a Arena. Candidatou-se a deputado estadual pelo estado em 1994 e a prefeito de João Lisboa em 2000 e 2004, sem lograr êxito, mas foi eleito novamente em 1996.

Aliado do ex-presidente José Sarney, afastou -se do seu grupo em 1994 quando seu filho Flávio disputou e venceu o Governo do Estado.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação