Segundo Aged, 96% do rebanho maranhense estão imunizados contra aftosa

1
505

Meta do Ministério da Agricultura era vacinar 90% do rebanho

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) divulgou, nesta quinta-feira (24) os dados consolidados da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todo o Estado. Apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Maranhão obteve 96% de índice de cobertura vacinal do rebanho, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90% do rebanho imunizado, na primeira etapa da campanha de vacinação.

A diretora geral da AGED, Fabiola Ewerton, reconheceu que a campanha foi desafiadora, dado o contexto de pandemia, e que o produtor maranhense mais uma vez entendeu a importância da campanha para que o Estado avance ainda mais no status sanitário de zona livre de aftosa, até que se possa fazer a retirada da vacina.

acordo com os dados do Sistema de Integração Agropecuário, o Maranhão possui 8.843.328 cabeças de rebanho bovino e bubalino. Nessa primeira etapa foram vacinados 8.486.299 animais. Todas as Unidades Regionais (UR) da AGED bateram a meta do Mapa e ficaram com índice acima dos 90% de animais vacinados. 

Oito Unidades Regionais da Agência conseguiram ficar com índice vacinal acima do que o Estado do Maranhão atingiu (96%), sendo que Presidente Dutra (98,9%), Itapecuru Mirim (98,4%) e Imperatriz (98,3%) obtiveram os melhores índices. As Unidades de Bacabal, Chapadinha e Rosário atingiram o índice de 97% e as Unidades de Açailândia e Caxias alcançaram a casa dos 96%.

Próxima etapa -A segunda etapa da campanha contra Aftosa está prevista para começar em novembro. Nessa etapa os animais na faixa etária até 2 anos serão vacinados. 

Além da segunda campanha, para cumprimento das metas do plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o Maranhão está em fase final de organização do 4º Fórum Estadual sobre o plano estratégico, cuja data será no dia 22 de outubro e com a participação de especialistas no assunto. O evento será online e aberto ao público.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.