Pesquisa Ipesp diz que aprovação de Bolsonaro é oito pontos percentuais a mais que a reprovação

525

Os que aprovam Bolsonaro são 39% contra 31% que o desaprovam

Pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 08 e 11 de outubro, e divulgada nesta quinta-feira (15) pelo portal Infomoney, mostra que avaliação positiva do presidente Jair Bolsonaro é oito pontos percentuais a mais que a negativa.. De acordo com a consulta, 39% dos entrevistados classificam a administração de Bolsonaro como ótima ou boa e na outra ponta, 31% avaliam a atual gestão como ruim ou péssima.

O número da avaliação negativa é o mesmo registrado em maio de 2019 e representa uma queda acumulada de 19 pontos percentuais desde maio deste ano, período da pior percepção do eleitorado sobre o governo Bolsonaro.

Quanto à avaliação positiva, o resultado é apenas um ponto percentual abaixo da melhor marca de Bolsonaro desde que tomou posse. Com isso, a diferença entre avaliações positivas e negativas chegou a oito pontos percentuais, a maior em 18 meses.

Segundo o Ipesp, foram realizadas mil entrevistas telefônicas de abrangência nacional, conduzidas por operadores nos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

“A melhora nos índices de Bolsonaro coincide com os efeitos provocados pelo auxílio emergencial. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 67,7 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa, que hoje consiste em repasses mensais de R$ 300 – metade do valor distribuído nos cinco primeiros meses e que está previsto para ser encerrado em dezembro. Ao todo, 42% dos eleitores consultados pela pesquisa afirmam que alguém em sua casa já recebeu o benefício”, diz a reportagem do Infomoney, assinada por Marcos Mortari.

Ainda de acordo com a reportagem, os dados estratificados mostram que, entre eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, a avaliação positiva do governo saltou de 22% em abril para atuais 39%. No Nordeste, reduto em que a oposição a Bolsonaro é mais forte politicamente, o grupo de eleitores que classificam o governo como ótimo ou bom foi de 15% para 35% no período – a maior marca da atual gestão.

pesquisa mostra, ainda, que 68% dos brasileiros apoiariam uma nova prorrogação do auxílio emergencial caso o Renda Cidadã – novo programa que o governo federal tenta criar para substituir o Bolsa Família – não entre em funcionamento a partir do ano que vem. Entre os que dizem não receber o benefício, 65% defenderiam a medida. Saiba mais clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui