Comércio não funciona em São Luís segunda-feira, para se comemorar Dia do Comerciário

1
705

Proibição se estende para os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa

AQUILES EMIR

Moradores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa devem aproveitar o domingo para ir às compras a fim de não correrem risco de desabastecimento no início da semana. Acordo firmado entre a Federação do Comércio e o Sindicato dos Comerciários reserva a próxima segunda-feira (19) para comemoração do Dia dos Comerciários.

Ao contrário de outras datas festivas, como a segunda-feira passada (12) – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida – nem mesmo pagando hora extra dobrada e gratificação aos empregados, os empresários podem abrir suas lojas, apenas alguns segmentos considerados essenciais, como farmácias, restaurantes e postos de combustíveis, podem funcionar.

As restrições são tanto para lojas de rua quanto de shopping centers. Estão impedidos de abrir as portas, supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, casas de material de construção, óticas, lojas de tecidos e confecções, revendas de automóveis etc. Também não podem funcionar as entidades que representam o setor comercial: Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial do Maranhão (ACM) e Federação do Comércio (Fecomércio)

Vale ressaltar que o “feriado” não afeta outros setores econômicos, isto é, não estão impedidos de operar os estabelecimentos bancários, casas lotéricas, indústrias e empresas de agropecuária, bem como as repartições públicas.

Eis o comunicado da Fecomércio:

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa não abrirá as portas no dia 19 de outubro (segunda-feira) em função das comemorações do Dia do Comerciário, conforme prevê a cláusula 51ª da Convenção Coletiva de Trabalho assinada pela Fecomércio e o Sindicomerciários.

Tradicionalmente comemorado na penúltima segunda-feira do mês de outubro, o Dia do Comerciário é determinado como um dia de descanso remunerado para os trabalhadores do comércio de São Luís, ficando vetada a abertura das lojas nesse dia.

A Convenção Coletiva de Trabalho contendo todas as regras para o funcionamento do comércio da Ilha de São Luís está disponível na íntegra no site da Fecomércio-MA: www.fecomercio-ma.com.br.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber se a imprensa pode articular junto ao governo do estado do maranhao para saber porque ele quer fazer os IDOSOS voltarem ao trabalho.Pois,os mesmos estao afastados das atividades laborais por conta da covid19.Entretanto,o IDOSO é prioridade,inclusive, do grupo de risco indepe dente de estar doente ou nao!!!!!!No entanto,o Flavio Dino(governador) quer suspender o afastamento dos mesmos ,fazendo com que eles voltem a trabalhar mesmo sem existir vacina contra a covid19!!!Vcs da imprensa por favor deem uma articulada publica sobre o tal fato desrespeitoso para cm os idosos que sao funcionarios publicos estaduais.

Comments are closed.