Comércio não funciona em São Luís segunda-feira, para se comemorar Dia do Comerciário

0
289

Proibição se estende para os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa

AQUILES EMIR

Moradores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa devem aproveitar o domingo para ir às compras a fim de não correrem risco de desabastecimento no início da semana. Acordo firmado entre a Federação do Comércio e o Sindicato dos Comerciários reserva a próxima segunda-feira (19) para comemoração do Dia dos Comerciários.

Ao contrário de outras datas festivas, como a segunda-feira passada (12) – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida – nem mesmo pagando hora extra dobrada e gratificação aos empregados, os empresários podem abrir suas lojas, apenas alguns segmentos considerados essenciais, como farmácias, restaurantes e postos de combustíveis, podem funcionar.

As restrições são tanto para lojas de rua quanto de shopping centers. Estão impedidos de abrir as portas, supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, casas de material de construção, óticas, lojas de tecidos e confecções, revendas de automóveis etc. Também não podem funcionar as entidades que representam o setor comercial: Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial do Maranhão (ACM) e Federação do Comércio (Fecomércio)

Vale ressaltar que o “feriado” não afeta outros setores econômicos, isto é, não estão impedidos de operar os estabelecimentos bancários, casas lotéricas, indústrias e empresas de agropecuária, bem como as repartições públicas.

Eis o comunicado da Fecomércio:

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa não abrirá as portas no dia 19 de outubro (segunda-feira) em função das comemorações do Dia do Comerciário, conforme prevê a cláusula 51ª da Convenção Coletiva de Trabalho assinada pela Fecomércio e o Sindicomerciários.

Tradicionalmente comemorado na penúltima segunda-feira do mês de outubro, o Dia do Comerciário é determinado como um dia de descanso remunerado para os trabalhadores do comércio de São Luís, ficando vetada a abertura das lojas nesse dia.

A Convenção Coletiva de Trabalho contendo todas as regras para o funcionamento do comércio da Ilha de São Luís está disponível na íntegra no site da Fecomércio-MA: www.fecomercio-ma.com.br.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui