Número de maranhenses com sintomas associados à Covid-19 continua em queda, segundo pesquisa do IBGE

409

Foi o que constatou a PNAD COVID19 referente ao mês de setembro, desenvolvida pelo IBGE

Em setembro, no Maranhão, de acordo com os dados da edição mensal da PNAD COVID19, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 297 mil pessoas (4,2% da população do estado) apresentaram algum dos sintomas relacionados à síndrome gripal e que podiam estar associados à Covid-19. Em agosto, 458 mil pessoas (6,5% da população total) disseram sentir algum dos sintomas.

Em relação aos sintomas conjugados – perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; e febre, tosse e dor no peito –, em setembro, 35 mil maranhenses (0,5% da população) relataram sintomas. Número menor que o registrado em agosto, quando 68 mil pessoas apresentaram sintomas conjugados, o equivalente a 1,0% da população.

Dentre as pessoas que apresentaram sintomas conjugados, 14 mil procuraram atendimento em estabelecimento de saúde no Maranhão em setembro, 11 mil a menos que o registrado em agosto. Quanto aos que apresentaram sintomas isoladamente, 59 mil procuraram atendimento em setembro, 23 mil a menos que no mês anterior.

O número de maranhenses que fizeram algum teste de diagnóstico da Covid-19 chegou a 623 mil em setembro, o equivalente a 8,8% da população do estado. Destas, 227 mil (3,2%) testaram positivo. Em agosto, 522 mil pessoas haviam feito o teste e 183 mil receberam o diagnóstico da doença.

No que diz respeito à presença de itens básicos de limpeza e proteção nos domicílios, a pesquisa apontou que em 99,4% dos lares maranhenses estavam presentes sabão e detergente; em 94,7%, estavam presentes álcool 70% ou superior (em gel ou líquido); em 99,3% dos lares havia máscaras; em 28,2%, luvas descartáveis; e, em 98,2% dos domicílios foi registrada a presença de água sanitária ou desinfetante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui