Jair Bolsonaro é aprovado por 45% da população brasileira e reprovado por 43%, segundo pesquisa do Datafolha Poder

0
721
(São Luís - MA, 29/10/2020) Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Índice e três pontos inferior ao levantamento anterior

O portal Poder360 divulgou, nesta quinta (12) pesquisa do Instituto Poder Data, que afirma ser o governo do presidente Jair Bolsonaro aprovado por 45% da população. O índice variou três pontos percentuais para baixo desde o último levantamento, feito 15 dias antes. Em um mês, houve queda de sete pontos.

De acordo com a pesquisa, a administração de Bolsonaro é desaprovada por 43% dos entrevistados, ante 42% no estudo anterior.

Segundo o DataPoder, o evantamento ouviu 2.500 pessoas, em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Os dados foram coletados de 9 a 11 de novembro, período em que Bolsonaro fez declarações que ficaram em destaque na mídia, como quando comemorou a suspensão de testes da CoronaVac e disse que o Brasil deveria deixar de ser 1 país de “maricas –termo pejorativo para se referir a homossexuais.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os brasileiros que representem de forma fiel o conjunto da população.

Bolsonaro é mais aprovado pelos homens do que pelas mulheres; por quem tem mais de 45 anos; por moradores das regiões Sul d Centro-Oeste do que do Nordeste; e pelos mais pobres.

A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

(Com informações e iluminação do Poder360)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação