Morre aos 64 anos, na Itália, o carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 1982, Paolo Rossi

0
403

Causa da morte ainda não foi divulgada

Morreu nesta quarta-feira (09), em seu país-natal, a Itália, aos 64 anos de idade, Paolo Rossi, de causa ainda não divulgada. Ele foi um dos maiores atacantes da história do futebol italiano e o carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 1982.

A notícia foi divulgada em primeira mão pela emissora de televisão Rai, onde o ex-jogador trabalhou recentemente como comentarista esportivo, e depois foi confirmada pelo jornal Gazzetta dello Sport, um dos veículos de imprensa mais acreditados do país.

Rossi ganhou fama por ser um dos principais nomes do título mundial da Itália de 1982, na Espanha. No Brasil, ganhou fama de carrasco pelos três gols feitos contra a seleção dirigida por Telê Santana, na vitória italiana por 3 a 2, no extinto estádio Sarriá, em Barcelona.

Essa derrota, cujo protagonista foi Paolo Rossi, foi a mais dolorosa de uma geração de craques brasileiros, como Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo e Júnior, entre tantos outros.

O italiano foi eleito o artilheiro e bola de ouro daquela Copa, terminando a campanha que sagrou o tri da Itália com seis gols. Marcou duas vezes na semifinal contra a Polônia e um contra a Alemanha, na decisão.

Paolo Rossi atuou no futebol profissional entre 1975 e 1987, com as camisas de Como, Lanerossi Vicenza, Perugia, Juventus, Milan e Verona. Antes da Copa de 1982, chegou a ficar dois anos suspenso por um esquema de manipulação de resultados no futebol italiano, que o fez, por exemplo, perder a Eurocopa de 1980.

Seu auge veio com a Juventus, entre 81 e 85, ganhando duas vezes o Campeonato Italiano, uma Copa Itália, uma Supercopa da Europa e também a Champions League de 1985. Ele foi artilheiro da Série A em 1978, pelo Vicenza, com 26 gols.

Nas redes sociais, Federica Capelletti, que era casada com Rossi desde 2010, lamentou a morte de seu marido e postou uma foto dos dois no Instagram com a legenda “Para sempre”.

(Com informações da ESPN)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação