Jair Bolsonaro comemora interesse de empresas para operarem no Centro Espacial de Alcântara

941

Primeiro lançamento no Centro está previsto para 2022

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou  nas redes sociais, neste domingo (25), o interesse de empresas nacionais e estrangeiras por operações no Centro Espacial de Alcântara (CEA). A Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciou, recentemente, o segundo edital de chamamento público para empresas interessadas em utilizar o espaçoporto de Alcântara, no estado do Maranhão.

Numa de suas postagens, Bolsonaro diz que “empresas de diferentes países já manifestaram interesse em realizar operações a partir de Alcântara. Um marco para a história local e para o Programa Espacial Brasileiro”.

Antes, disse que “após a homologação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas pelo governo federal, crescem os interesses de empresas no espaçoporto de Alcântara/MA. Desenvolvimento regional e nacional, emprego e tecnologia.

Segundo a AEB, o esforço para viabilizar o CEA envolve, não só ações do governo,  mas também de entidades e empresas do setor privado maranhense.

“O objetivo é implementar, em conjunto, o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). Destaca-se a importante participação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e de instituições regionais para que o desenvolvimento aconteça de forma integrada.

O PDI-CEA é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Alcântara, com a realização de ações que possam melhorar a região em torno do centro de lançamento”.

A Fiema, que representa entidades empresariais e coordena o Grupo de Trabalho Pensar o Maranhão, participa das reuniões da CDI-CEA.

“Não adianta desenvolver serviços tecnológicos em Alcântara, ter um espaçoporto de classe mundial e a população não se favorecer disso. O que queremos é um desenvolvimento integrado, que todos usufruam das oportunidades proporcionadas pelo setor espacial”, afirma o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura. A CDI-CEA é presidida pelo ministro do MCTI, Marcos Pontes, e coordenada por Cristiano Trein, diretor de Governança do Setor Espacial da AEB.

Chamamento público – A AEB anunciou recentemente o segundo edital de chamamento público para empresas interessadas em utilizar o espaçoporto de Alcântara. O primeiro teve foco em lançadores de pequeno porte, utilizando instalações já operacionais do Centro. No segundo, a proposta é atrair empresas com capacidade para realizar lançamentos de maior porte e explorar melhor as áreas existentes nos nove mil hectares já ocupados pela atividade espacial.

O primeiro lançamento operado por empresas, decorrente do primeiro edital de chamamento público, está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2022. O anúncio das empresas contratadas será feito em breve pela Aeronáutica, em conjunto com a AEB.

Diferentes países já manifestaram interesse em realizar operações a partir de Alcântara. Em resposta ao primeiro chamamento público, quatorze empresas enviaram sua respectiva documentação inicial. Destas, nove apresentaram propostas finais, entre brasileiras e estrangeiras. A fase seguinte consistirá na negociação com a Aeronáutica – a responsável pela gestão do Centro – para fins de estabelecimento dos primeiros contratos de prestação de serviços: um marco para a história de Alcântara e para o Programa Espacial Brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui