Dia de Campo debate práticas sustentáveis na agricultura familiar em Itapecuru Mirim

45

Evento será na comunidade quilombola Canta Galo

A Comunidade Quilombola de Canta Galo, no município de Itapecuru Mirim (MA), recebe nesta sexta-feira (04) um Dia de Campo sobre Manejo da Roça Sustentável. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Maranhão) em parceria com o Projeto Vale e a Estação do Conhecimento.

A ação vai apresentar soluções de diversificação produtiva, aliando sustentabilidade e segurança alimentar à realidade da agricultura familiar maranhense. A programação inclui dinâmicas de campo e palestras com especialistas.

O público-alvo são produtores familiares, assistentes técnicos e comunidades quilombolas, que poderão conhecer na prática técnicas de consórcio e rotação de culturas como mandioca, arroz, milho e feijão caupi, com foco no aumento da produtividade e no uso racional dos recursos naturais.

“É um ambiente de troca de saberes, onde técnicos e produtores convivem com o conjunto de tecnologias desde a escolha da área, até o pós colheita. Muita informação sobre o preparo do solo, sua conservação e manejo, fertilidade, qualidade dos alimentos, adubação, plantio, manejo de pragas e doenças nessas culturas, a rotação de culturas e a convivência de uma cultura com a outra. O resultado é uma produção melhor e produtores e técnicos mais qualificados e preparados para o seu dia a dia na lavoura”, conta Carlos Santiago, criador da tecnologia.

A ação faz parte do Projeto de Transferência de Tecnologias da Embrapa para a agricultura familiar nos municípios de São Luís e Itapecuru-Mirim, em parceria com o Instituto Formação e da Associação Quilombola Rural de Canta Galo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 9   +   1   =