
Em São Paulo, presidente amarga maior rejeição
AQUILES EMIR
O presidente Lula é reprovado nos três maiores colégios eleitorais do país – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O maior índice de desaprovação é em São Paulo, onde chega a 65%, enquanto no Rio de Janeiro é de 62% e em Minas, 59%.
Nesses três estados, apenas em São Paulo o governador pode disputar a reeleição, e Tarcísio de Freitas tem hoje de 43% dos eleitores paulistas. O candidato mais próximo é o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que aparece com 21%.
Em Minas, o atual governador, Romeu Zema, é pré-candidato a presidente da República, e no Rio, Cláudio Castro deve concorrer ao Senado.
Confira os números por estado:
No Rio de Janeiro
Claudio Castro é aprovado por 43% e desaprovado por 41%
Para 57% o governador do RJ não merece eleger sucessor. Eduardo Paes tem 35% das intenções de voto para 2026
-
- 33% avaliam como regular a gestão do governador do RJ. E 27% como negativa
- Infra e mobilidade são as áreas mais bem avaliadas, com 32% que consideram positivas. Segurança é área com maior avaliação negativa, 60%
- 46% avaliam que Claudio Castro atuou mal diante das tarifas de Trump. Para 59%, Lula agiu mal. Já 56% consideram que Bolsonaro teve atuação ruim
- Eduardo Paes (PSD) tem 35% das intenções de voto para governador nas eleições de 2026; Rodrigo Bacellar (PL) tem 9%; Washington Reis (MDB), 5%; Monica Benicio (PSOL) tem 4%. Italo Marsili (Novo) possui 2%;
- 62% dos fluminenses desaprovam governo Lula, já 37% aprovam
- A gestão de Lula é avaliada de modo negativo para 48%. Para 31% é regular
Em São Paulo
Governo de Tarcísio de Freitas tem aprovação de 60%
Tarcísio mantém lideranças nas intenções de voto para governador em 2026, com 43%, seguido por Geraldo Alckmin com 21%
-
- 44% avaliam positivamente a gestão do governador de SP
- Infraestrutrura e mobilidade (49%) e Transporte público (41%) são as áreas mais bem avaliadas
- Para 42%, Tarcísio atuou bem diante das tarifas de Trump. Para 39%, atuou mal
- 65% dos paulistas desaprovam governo Lula
Minas Gerais
Governo de Romeu Zema tem aprovação de 55% e desaprovação de 35%
-
- 37% avaliam positivamente a gestão do governador de MG, enquanto 23% negativamente
- Educação e Emprego e Renda (ambos com 43%) são as áreas mais bem avaliadas
- Para 41%, Zema atuou mal diante das tarifas de Trump. Para 33%, atuou bem
- 59% dos mineiros desaprovam governo Lula
- Cleitinho (Republicanos) tem 28% das intenções de voto em 2026; Alexandre Kalil (sem partido) 16%
Sobre a Genial Investimentos – A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui R$ 190 bilhões de ativos sob custódia, mais de um milhão e meio de clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.
Sobre a Quaest – A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Criada em 2016, acumula experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais e reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o inventor do Índice de Popularidade Digital (IPD) e autor do livro “Biografia do Abismo: como a polarização divide famílias, desafia empresas e compromete o futuro do Brasil” (HarperCollins) escrito em parceria com o jornalista Thomas Traumann.
|
|







