
Lideranças industriais discutem inovação
Fortalecer, modernizar e integrar os sindicatos industriais do Maranhão: esse é o propósito do Conecta Sindicatos, iniciativa da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em parceria com o Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema) e a Aço Verde do Brasil (AVB). Em sua segundo edição, realizada nesta quinta-feira (18), na sede da Aço da Verde do Brasil (AVB) em Açailândia, o evento reuniu presidentes e representantes sindicais de diversas regiões do estado, além de dirigentes do Sistema Indústria, lideranças empresariais e representantes do poder público.
Representando o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, o vice-presidente executivo da Federação, Claudio Azevedo, ressaltou a importância da união e do associativismo para o desenvolvimento industrial do Maranhão.
“O Conecta Sindicatos mostra que, quando unimos forças e fortalecemos o associativismo, criamos condições reais para impulsionar a inovação e preparar a indústria maranhense para os desafios do futuro”, afirmou.
Já o diretor da AVB, Rodrigo Nascimento, destacou a relevância da parceria entre a empresa e o Sistema Fiema.
“Para a Aço Verde do Brasil, é motivo de orgulho receber este encontro e contribuir para que os sindicatos industriais tenham cada vez mais protagonismo na construção de um Maranhão mais competitivo e sustentável”, enfatizou.
Ao longo da programação, os participantes discutiram temas estratégicos para o setor, conheceram iniciativas inovadoras e tiveram espaço para troca de experiências. Um dos destaques foi a entrega de certificados do Inova Sindicatos, projeto que valoriza e capacita dirigentes sindicais, estimulando novas práticas de gestão, inovação e aproximação com os segmentos que representam.
A agenda incluiu ainda palestra técnica de um representante da AVB sobre as “Oportunidades de Negócios na Cadeia Produtiva da AVB: Integração, Parcerias e Desenvolvimento Regional”, seguida de rodada de perguntas com os participantes. A comitiva de diretores também realizou uma visita às instalações da empresa, fortalecendo a integração entre a indústria e os sindicatos.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Açailândia, Rodrigo Sousa; do superintendente da Federação das Indústrias e superintendente interino do Sesi-MA, César Miranda; além de lideranças locais e dirigentes do Sistema Indústria.
“Com essa iniciativa, a Fiema reafirma seu compromisso em promover o associativismo, a inovação e a integração, pilares fundamentais para impulsionar o crescimento sustentável da indústria maranhense”, destacou César Miranda.