
Político falará sobre reconstrução na política brasileira
O escritor, político e jornalista Aldo Rebelo será uma das principais atrações da Expo Indústria Maranhão 2025, que será realizada de 02 a 05 de outubro no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Deputado federal por São Paulo em cinco mandatos pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sendo presidente da Câmara entre 2005 e 2007, o político apresentará as ideias de seu mais novo livro “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”, lançado pela editora Jornal Já.
Iniciativa do Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), a palestra de Aldo Rebelo ocorrerá no espaço Expo Summit, dia 02, das 20h30 às 21h30, e tratará da situação do Brasil na geopolítica internacional, a partir da visão descrita em sua recente obra.
O texto reúne um conjunto de opiniões, ideias e experiências de Aldo Rebelo. Segundo o político, não se trata de um trabalho acadêmico, mas uma coletânea de ensaios sobre o Brasil. A obra trata da Questão Nacional considerando a retomada do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, social, combinados com a projeção de poder diplomático e militar em harmonia com as legítimas aspirações nacionais.
Considerando a centralidade da Expo Indústria Maranhão 2025, como espaço de articulação e desenvolvimento regional e nacional, o vice-presidente executivo da Fiema e presidente do Ciema, Cláudio Azevedo, celebra a presença do político e escrito na feira.
“Ao longo de sua atuação como político e como intelectual, Aldo Rebelo tem se mostrado como detentor de um olhar agudo sobre os nossos dilemas históricos, sociais, econômicos e políticos. Tê-lo conosco na Expo Indústria Maranhão é uma oportunidade para conhecer os rumos que podemos buscar como nação para um desenvolvimento equilibrado e promissor. Temos de construir juntos um novo país, uma nação mais forte. As ideias de Aldo Rebelo são fundamentais neste programa de construção de uma economia forte e de uma identidade nacional frente à nova conjuntura geopolítica”, diz.
Em suas entrevistas, Aldo Rebelo tem afirmado que é preciso voltar a se observar o Brasil como um país ativo e protagonista da política, da economia e da vida, no cenário das nações. “Desta forma, podendo se apresentar ao mundo com um novo posicionamento ambiental, humanista, transformador, seguro, acolhedor, equilibrado social e economicamente, por meio da união de forças heterogêneas. Um país efetivamente independente e acima de tudo inovador”, reforça.
Em sua análise, o político afirma que o país vive um período de desorientação e imobilismo e defende a mobilização dos brasileiros em torno de três grandes causas: a do desenvolvimento do Brasil, da redução das desigualdades e a manutenção do país em certos padrões de democracia.
“A centralidade da Questão Nacional e o Quinto Movimento se confrontam com o cosmopolitismo de ‘direita’ e de ‘esquerda’ e a ele contrapõem a união das forças heterogêneas, sociais, empresariais, intelectuais, políticas e culturais, da cidade e do campo, como alternativa para a retomada da construção do Brasil e do seu futuro”, explica.
Os quatro movimentos – Para entender a obra de Rebelo, deve-se ter primeiro compreender os quatro primeiros movimentos históricos do Brasil, descritos pelo autor ao longo de seu livro:
-
- O primeiro seria aquele referente à construção da base física do território brasileiro, o que teria ocorrido de 1500 até o Tratado de Madrid em 1750.
- O segundo movimento diria respeito ao período de independência, em, com atuação de figuras como Tiradentes, D. Pedro I e José Bonifácio.
- O terceiro, o período de 1822 a 1888, marcado pela Abolição da Escravidão e a consolidação da integridade territorial do Brasil.
- O quarto vai da Proclamação da República, com Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, até os dias atuais.
A partir da terceira parte de sua obra, Aldo Rebelo apresenta o Quinto Movimento, que seria então seu conjunto de propostas para se buscar um novo momento histórico do Brasil. Segundo ele, são ideias “temperadas pela vida, pelas leituras e pela experiência acumulada em décadas de atividade pública ininterrupta”, comenta. A palestra do político será gratuita e acontecerá no espaço Expo Summit no dia 2 de outubro.
Expo Indústria – A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como Cota Ouro: Grupo Equatorial (Equatorial Maranhão, EQT Lab, Equatorial Telecom e Echoenergia), Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como Cota Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.
A programação inclui shows de Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira. Para saber mais e se inscrever gratuitamente na feira, acesse: www.expoindustriama.com.br.