
Feira consolida Maranhão como polo de inovação
A sexta edição da Expo Indústria Maranhão encerrou com um público recorde de mais de 60 mil visitantes, que circularam pelo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, entre os dias 02 e 05 de outubro. Realizada pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a feira celebrou dez anos de história, reafirmando-se como o maior evento industrial do Norte e Nordeste.
Com o tema “Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”, a edição de 2025 mostrou como a IA já está integrada ao cotidiano das empresas e da sociedade. Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o evento foi um marco de aprendizado e transformação. “A inteligência artificial depende da convivência e de muitos aprendizados. Ela não está presente apenas nas empresas, mas também nas nossas vidas, no dia a dia. Na Expo Indústria, especialistas mostraram, em painéis, palestras e rodadas de negócios, diferentes formas de aprendizado”, afirmou.
Segundo Baldez, o legado da feira foi plenamente alcançado ao longo dos quatro dias. “As empresas mostraram seus produtos, fizeram negócios e se conectaram com o público. O tema foi atual e oportuno, refletindo o que há de mais relevante para o futuro da indústria maranhense”, destacou.
Experiências múltiplas – Com 250 estandes, Expo Summit, Plenarium, Arena de Crédito, Terminal de Inovação, Expo Challenger, Expo Fornecedores e uma ampla praça de alimentação, a Expo Indústria 2025 reafirmou seu papel como um ambiente multisetorial de negócios, conhecimento e lazer. A Expo Indústria é polivalente.
O Expo Summit foi um dos espaços mais concorridos, reunindo painéis e palestras silenciosas sobre sustentabilidade, transição energética e o protagonismo do Maranhão na construção de uma indústria mais eficiente e sustentável. Já a Arena Crédito concentrou oportunidades de negociação e orientação financeira, enquanto as rodadas de negócios geraram conexões estratégicas entre empreendedores, investidores e instituições

“Mudamos a forma de ensinar e de aprender. A nova geração quer ferramentas, não apenas conteúdo. Por isso, nossos cursos são baseados em pesquisas com empresas locais”, enfatizou o superintendente interino do Sesi-MA, César Miranda.
Além do estande do Sesi, o público conheceu as iniciativas do Senai no campo da inteligência artificial. Por meio de palestra com Giseli Araújo, foi apresentada na Expo Indústria Maranhão a plataforma NAI, que será lançada em janeiro de 2026. No estande do Senai, foram apresentados projetos de alunos e professores com aplicação para IA. Além da edição maranhense do RoadShow Brasil Mais Produtivo.
No estande do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), os visitantes da Expo Indústria Maranhão conheceram as principais atividade da instituição: programas de estágio, jovem aprendiz, capacitação empresarial e soluções para inovação.
Cultura, lazer e gastronomia maranhense
Além de negócios e tecnologia, a Expo Indústria também foi palco de cultura e lazer. O Expo Lounge garantiu animação com shows gratuitos de cantores maranhenses como Wilson Aranha, Albert Abrantes, Lívia Amaral, Jonas Magno, Pandha S/A, Raiz Tribal, Parceiro Paz e Tonyyy Penha e Banda, graças ao patrocínio do Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão. Além de uma gastronomia diversificada que valorizou ingredientes e sabores maranhenses, pratos típicos como arroz de cuxá e torta de camarão dividiram espaço com hambúrgueres, crepes, pizzas e sorvetes artesanais. “Nos preparamos para atender um grande público e levar o melhor da nossa cozinha ao evento”, disse Gracielli Santos, do Thano’s Food, estreante na feira.
Outro destaque foi a Marapão, primeira Feira de Panificação do Maranhão, que estreou dentro da Expo Indústria com a proposta de fortalecer um setor que gera milhares de oportunidades de negócios e empregos no estado. O evento foi uma parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), filiado à FIEMA e teve patrocínio da Mirela, SENAC e apoio do Governo do Maranhão e Sistema FIEMA.
A programação incluiu ainda o Maranhão Fashion Week (MAFW), que trouxe desfiles e valorizou o talento criativo local. Reconhecido como um dos principais eventos de moda autoral do Nordeste, o Maranhão Fashion Week é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Maranhão (Sindvest) e pelo Circuito Nacional Fashion Week (CNFW).