
Faculdade Afya, Prefeitura e União formam parceria
Será inaugurada nesta sexta-feira (10), na cidade de Santa Inês, a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município. A nova unidade é fruto da parceria entre a Faculdade Afya Santa Inês, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês e Governo Federal.
Os parceiros se uniram para construir e equipar a estrutura física, bem como capacitar a equipe que atuará no atendimento pré-hospitalar. O evento da inauguração será realizado, às 08h, na BR 316.
O investimento de mais de R$ 800 mil, dentro do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) vinculado ao Programa Mais Médicos, possibilitou não apenas a estrutura física, mas também a formação de 36 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, preparados para responder a situações de urgência e emergência.
“Celebramos muito mais que a entrega de uma base do Samu. Celebramos o compromisso com a vida. A nossa instituição se orgulha em colocar a educação a serviço da saúde, formando profissionais que estarão prontos para agir com eficiência e humanidade em cada atendimento”, destacou Kaleb Mariano, Diretor da Afya Santa Inês.
A capacitação da equipe contou com módulos teóricos e práticos, incluindo cursos de Suporte Básico à Vida (SBV) e Emergências Cardiológicas e Suporte Avançado, com simulações realistas e manequins de alta fidelidade. Esses treinamentos garantem agilidade e precisão no cuidado às vítimas em situações críticas.
“Este é um marco para a cidade de Santa Inês. A chegada do SAMU significa mais segurança para nossa população, que agora terá atendimento rápido e qualificado em momentos de emergência. É a concretização de um sonho coletivo”, afirmam o prefeito de Santa Inês, Felipe Dos Pneus e a secretária de saúde do município, Ana Valéria.
Com a base inaugurada, mais de 200 mil habitantes do Vale do Pindaré passam a ser diretamente beneficiados, recebendo um serviço moderno e totalmente equipado, lá capaz de reduzir o tempo de resposta em ocorrências graves e salvar ainda mais vidas.