Em uma década, concessionária amplia de 38% para 91% o acesso à água tratada em Paço do Lumiar e São José de Ribamar

13

Dez anos de transformação nos dois municípios

Desde 2015, a BRK, uma das principais empresas privadas de saneamento do país, tem contribuído para a transformação e qualidade de vida dos moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, municípios maranhenses atendidos pela concessionária com os serviços de água e esgoto.

Ao completar uma década de atuação na operação desses serviços, a BRK apresenta resultados de investimentos que têm sido feitos desde o primeiro ano de concessão para a recuperação e ampliação do sistema de abastecimento de água, com diversas obras e melhorias, a fim de proporcionar a universalização e a garantia do acesso da população à água de qualidade, promovendo, uma grande mudança no cenário do saneamento local.

Até o momento, já foram construídos 7 grandes novos Centros de Reservação, Tratamento e Distribuição de Água, garantindo um abastecimento regular e de qualidade à população. Foram também implantados mais de 450 km de redes e adutoras, possibilitando o acesso ao serviço por parte de mais de 90% dos moradores dos dois municípios.

Os investimentos também contemplam a perfuração e operacionalização de 29 novos poços tubulares profundos; a instalação de 59 novas subestações de energia em áreas operacionais; a realização de 95 mil novas ligações em imóveis; a instalação de 113 mil novos hidrômetros para gestão de controle e eficiência em medições de consumo e mais 328 melhorias de unidades operacionais, como reabilitações de poços e reservatórios.

Vale lembrar que até o ano de 2015, menos de 40% da população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar recebia água em casa. Com as obras de saneamento, foi possível elevar consideravelmente o percentual de atendimento à população.

Esses dados foram apresentados com exclusividade aos jornalistas maranhenses na apresentação da nova Diretora de Concessão da BRK no Maranhão, Sandra Leal. Ela estava acompanhada dos executivos  Aline Marques (Gerente Administrativo Financeiro); Mirella Mendes (Gerente de Investimentos & Engenharia);  Jefferson de Paula (Gerente de Operação & Manutenção); Raniere Paiva (Gerente Comercial); Pollyne Braga (Coordenadora de Administração Contratual); Luana Caires (Coordenadora de QSSMA); Hans Cutrim (Comunicação e Responsabilidade Socioambiental ) e Elton Frederick (Gerente de Comunicação Corporativa).

Sandra Lúcia Leal é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás e possui 26 anos de experiência no setor de saneamento, tendo atuado de forma significativa nos estados do Tocantins e do Pará, estando desde o ano de 2022 como Diretora de Operações da concessão. Em setembro de 2025 assumiu a direção da concessão da BRK no Maranhão.

Números importantes

  • Em 2015, 38% da população dos municípios tinha acesso à água tratada. Em 2025, 91% dos moradores recebe água tratada diretamente na torneira;
  • Antes das obras de melhoria, eram produzidos 66 milhões de litros de água. Hoje, essa produção passou para 111 milhões de litros por dia, mais de 3 bilhões por mês;
  • A água distribuída também não possuía um controle de qualidade. Atualmente, são realizadas coletas diárias, a fim de garantir o fornecimento de água em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Mensalmente, são realizadas em média 6 mil análises de qualidade.
  • Até 2015, apenas 8% dos moradores tinham acesso ao sistema de esgotamento sanitário. Hoje, esses números subiram para 45%.

Iniciativas socioambientais – Além dos investimentos nos serviços, ao longo desses anos foram realizados inúmeros projetos socioambientais, impactando mais de 145 mil pessoas, com iniciativas voltadas para educação ambiental, mobilização comunitária e geração de renda.

A exemplos das inúmeras iniciativas realizadas, temos o Curso de Encanadores, realizado em parceria com o SENAI, que já formou 180 alunos e possibilitou o ingresso de grande parte deles na empresa; o Concurso de Desenhos, cuja premiação na sua última edição premiou 8 escolas municipais, contemplando cada uma delas com um acervo de 500 livros; o Programa Mulheres Mais Renda, que possibilitou que 60 costureiras locais fossem remuneradas durante 2 meses, com a produção de absorventes reutilizáveis. Esse trabalho resultou na produção de 33 mil itens, que foram destinados ao público em situação de vulnerabilidade, em parceria com os CRAS dos municípios.

Projeto Fonte de Futuro -,Ainda este ano, escolas de Paço do Lumiar e São José de Ribamar serão contempladas com o Fonte de Futuro, projeto idealizado pelo Instituto BRK que leva água potável para escolas públicas de áreas rurais, indígenas e regiões periféricas de cidades do Brasil, por meio da implantação de equipamentos de tratamento da água para consumo de alunos e funcionários.

O primeiro sistema será entregue à Escola Municipal Nascimento Morais, localizada na comunidade Itapera, em Paço do Lumiar. O evento de lançamento ocorrerá no dia 22 de outubro às 13:30.

O trabalho continua – Apesar dos grandes avanços e de muito trabalho realizado nesta primeira década de atuação, ainda tem muito mais a ser feito. Ainda neste ano, será entregue mais um grande Centro de Reservação, Tratamento e Distribuição de Água; a Estação de Tratamento de Esgoto Maiobão; e para o próximo ano, será inaugurada a ETE Cajueiro, que irá atender mais de 70 mil moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Para os próximos anos, a BRK prevê cerca de R$ 500 milhões em novos investimentos, dando continuidade à expansão dos serviços de esgoto e seguindo o propósito de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 7   +   7   =