“Eu pouco sabia sobre o universo das pessoas com deficiência”, diz deputada hoje cadeirante

918

A deputada estadual Andreia Rezende (DEM) fez nesta quina-feira (19) um discurso emocionado em que lembrou um ano do acidente que a obrigou a usar cadeira de rodas para se locomover. “Que o olhar para a pessoa com deficiência seja mais humano, mais generoso”.

O pronunciamento foi em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste sábado, dia 21 de setembro. A parlamentar fez um relato sobre sua vida e as dificuldades enfrentadas um ano após o acidente que sofreu durante sua campanha eleitoral, em 2018.

No acidente, ocorrido na BR-316, no perímetro do município de Olho d’Água das Cunhãs, a 287 km de São Luís, estava também o então deputado estadual Stênio Rezende (DEM), marido da parlamentar.  O carro, conduzido por David Rogeres Araújo, motorista do casal, e que faleceu, colidiu frontalmente com um veículo de passeio.

A deputada fez um pronunciamento emocionado sobre o episódio e pelo menos vinte parlamentares apartearam para saudar a superação da colega de Plenário. “No último dia 25 de agosto, completou-se exatamente um ano do acidente. Um ano de uma nova vida, de muitas dificuldades, desafios, mas, também, de muitas descobertas e vitórias. Eu queria, de público, deixar registrado a cada uma de V. Ex.ªs, meus colegas, o meu muito obrigada pelas palavras de incentivo, pelo olhar generoso e por cada abraço carinhoso”, disse.

Resultado de imagem para andreia rezende em cadeira de rodas
Deputada Andreia Rezende em recente evento sendo homenageada por colegas da política

“Quero confessar a todos vocês que, antes de vivenciar na pele toda essa situação, eu pouco sabia sobre o universo das pessoas com deficiência e acredito que poucas pessoas saibam. Acredita-se que a luta da pessoa com deficiência é somente pelo direito de ir e vir, e isso passa por construção de rampas, calçadas bem conservadas e ruas mais acessíveis. Mas muito mais do que isso, a nossa luta é pelo direito de estarmos integrados à sociedade de forma abrangente e efetiva”, destacou.

A deputada discorreu ainda sobre as conquistas alcançadas ao longo dos anos, destacando a Lei de Inclusão, da senadora Mara Gabrilli (PSDB)- a qual teve a satisfação em dialogar sobre a causa –  e da forma que pretende carregar a bandeira aqui no Maranhão, com projetos e leis que modifiquem a realidade de quem precisa e o olhar da sociedade. Encerrou, deixando um recardo forte para o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência: “Uma vida plena e cheia de realizações sempre é possível quando reduzimos as barreiras, sejam elas físicas ou mentais.

O discurso fez com que a grande maioria dos parlamentares que estavam na sessão cumprimentassem e elogiassem a força e a garra da deputada. O presidente do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), também expressou sua admiração e honra em ser amigo e dividir o trabalho no Parlamento com uma mulher de tamanha força e resiliência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 1   +   4   =