
Em cerimônia realizada n anoite deste domingo (04), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos premiou os melhores do cinema no ano passado com do Oscar 2018. Nesta que foi a 90ª edição do prêmio mais cobiçado e pop do cinema mundial, o grande destaque foi para o filme A Forma da Água.
A festa ocorreu no Teatro Dolby, em Los Angeles (Califórnia), apresentada pelo comediante norte-americano Jimmy Kimmel.
A Forma da Água, dirigido prlo mexicano Guillermo Del Toro (foto principal), conquistou o Oscar 2018 de Melhor Filme e de Melhor Diretor e se consagrou como o grande vencedor da maior premiação do cinema mundial.
Gary Oldman levou o Oscar de Melhor Ator por O Destino de uma Nação e Frances McDormand conquistou a estatueta de Melhor Atriz por seu trabalhho em Três Anúncios para Um Crime.

O ator Sam Rockwell conquistou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Três Anúncios para Um Crime) e Allison Janney (Eu, Tonya) levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. O Chile levou sua primeira estatueta de Melhor Filme Estrangeiro por Uma Mulher Fantástica.
Diferentemente do Globo de Ouro deste ano, quando ocorreu o protesto Time’s Up, o tapete vermelho do Oscar não foi colorido de vestidos pretos e o protesto contra o assédio sexual em Hollywood foi para os bastidores.
(Com dados de El País e imagens AP)
Saiba quem são os vencedores de todas as categorias:
- Melhor filme: A Forma da Água
- Melhor atriz: Frances McDormand — Três Anúncios para um Crime
- Melhor ator: Gary Oldman — O Destino de uma Nação
- Melhor diretor: Guillermo del Toro — A Forma da Água
- Melhor ator coadjuvante: Sam Rockwell — Três anúncios para um crime
- Melhor atriz coadjuvante: Allison Janney — Eu, Tonya
- Melhor filme estrangeiro: Uma Mulher Fantástica — Chile
- Melhor figurino: Trama Fantasma
- Melhor roteiro original: Corra! — Jordan Peele
- Melhor roteiro adaptado: Me chame pelo seu nome — James Ivory
- Melhor documentário: Ícaro
- Melhor edição de som: Dunkirk – Alex Gibson, Richard King
- Melhor mixagem de som: Dunkirk
- Melhor cabelo e maquiagem: O Destino de Uma Nação
- Melhor direção de arte: A Forma da Água
- Melhor curta de animação: Dear Basketball
- Melhor animação:Viva – A Vida é uma Festa (Coco, no título original).
- Melhores efeitos visuais: Blade Runner 2049
- Melhor montagem: Dunkirk
- Melhor documentário curta-metragem: Heaven Is a Traffic Jam on the 405
- Melhor curta-metragem: The Silent Child
- Melhor trilha sonora: A Forma da Água
- Melhor canção original: Remember me — Viva – A vida é uma festa.