Aged comemora Brasil Livre da Aftosa nesta quinta-feira em São Luís

0
599

Para celebrar a condição do Maranhão Livre da Febre Aftosa, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realiza nesta quinta-feira (05), no Palácio dos Leões, o evento “Brasil Livre da Aftosa”, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural.

O evento integra a semana “Brasil Livre da Aftosa”, de iniciativa do Ministério de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Mapa), para celebrar os esforços dos órgãos fiscalizadores de defesa sanitária do País.

No Maranhão, com a criação da AGED em 2002, o Estado, até então classificado como área de alto risco sanitário para a Febre Aftosa, passou, em 2004, a partir da atuação da Agência, a ser classificado como área de médio risco sanitário para a Febre Aftosa.

Em 2014, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu o Maranhão como área livre de Febre Aftosa com Vacinação.Nos últimos três anos o Maranhão tem alcançado elevados níveis de imunização contra Aftosa, atingido índices acima de 98% de vacinação do gado maranhense durante as todas as etapas de vacinação contra a Aftosa.

A solenidade contará com a presença do governador em exercício, Carlos Brandão, do Presidente da AGED, do secretário de Estado da Agricultura, deputados estaduais e federais e demais autoridades, bem como setores envolvidos com a agropecuária.

Serviço:

Ação Comemorativa “Brasil Livre da Aftosa”;
Quinta-feira (05), às 15h30;
Auditório do Palácio dos Leões, Centro Histórico – São Luís.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação