Aged entrega certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose no Maranhão

10

Tamburil RN é primeira propriedade reconhecida

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) vai entregar nesta quinta-feira (23), às 15h à Fazenda Tamburil RN o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose a uma fazenda situada no município de Colinas. O evento será no auditório de sua sede, na Avenida Castelo Branco, no bairro São Francisco, em São Luís.

A Tamburil RN Leitaria LTDA é a primeira propriedade rural do Maranhão a receber esse certificado pela Aged-MA, após cumprir o que preconiza o regulamento técnico do programa nacional de controle e erradicação da brucelose e tuberculose, aprovado pela instrução normativa nº 10 de março de 2017, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Em julho do ano passado, a propriedade deu início aos procedimentos para certificação e, após a realização dos exames/testes nos 273 animais da fazenda e análises de amostras em laboratório que comprovaram que os animais testados não apresentavam as doenças, a propriedade tornou-se apta a receber a certificação, a partir de março deste ano.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete diversas espécies de animais e o homem. Sendo uma zoonose, a doença acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos importantes, representando risco à saúde pública principalmente pela ingestão de leite cru e seus derivados não submetidos ao tratamento térmico. A carne crua com restos de tecido linfático e o sangue de animais infectados podem conter bactérias viáveis.

A tuberculose causada pelo Mycobacterium bovis é uma zoonose de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos, responsável por perdas econômicas consideráveis. A doença se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido.

A tuberculose causada pelo M. bovis pode ser transmitida ao homem por meio de consumo de leite e derivados sem tratamento térmico oriundos de vacas infectadas.

AGENDA

    • Entrega de certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
    • Data: Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, às 15h
    • Local: Edifício sede da Aged-MA, localizada na Avenida Castelo Branco, bairro São Francisco, São Luís-MA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui