Aged inicia preparativos para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão

23

Agência busca parcerias com diversos órgãos

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) iniciou a articulação com os diversos órgãos ligados à agricultura e pecuária para construção de parcerias visando a realização da última campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado.

O presidente da Aged, Cauê Aragão cumpriu extensa agenda de visitas para mobilizar o setor em torno da campanha, para que o Maranhão possa conquistar o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação. “As parcerias são importantes para essa conquista. Após a retirada da vacina contra aftosa, o Maranhão terá a possibilidade de atrair frigoríficos nacionais e internacionais, valorizar a carne e o leite, trazendo competitividade aos produtos de origem animal produzidos no estado, com abertura para comercialização de nossos produtos aos novos mercados. As condições favoráveis de terras e de logística, a exemplo do Porto que temos aqui, podem fazer com que o Maranhão chegue a patamares dos estados que são referência na pecuária” explicou o presidente.

Após a Equipe Gestora Nacional do Plano Estratégico do Programa de Vigilância para Febre Aftosa considerar o Maranhão apto a fazer a suspensão da vacina contra doença, o estado vai realizar uma última campanha no mês de abril, que deve imunizar o rebanho bovino e bubalino de todas as idades. 

Com as parcerias, a ideia é realizar uma espécie de caravana em 10 cidades maranhenses com a pré-campanha, levando informações e conscientizando os produtores a realizar essa última imunização. 
A Aged espera completar essa última etapa da campanha com 100% do rebanho imunizado. O período de vacinação vai de 1º a 30 de abril. 

As reuniões institucionais da Aged para formalizar as parcerias já ocorrem na

Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Secretaria de Estado da Comunicação, Faema/Senar e Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas (Seam).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui