Agências bancárias vão abrir às 08h30 nesta segunda-feira devido ao jogo Brasil X México

0
1611

Bancos vão adotar expediente em capitais e áreas metropolitanas

AQUILES EMIR

Como se fosse uma partida de futebol, as agências bancárias vão funcionar nesta segunda-feira (02) em dois tempos, conforme determinação do Banco Central, por causa do jogo do Brasil contra o México pela Copa do Mundo, marcado para às 11h. De acordo com comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Fabraban), as agências abrem às 08h30,  suspendem o atendimento ao público às 10h30, reabrem às 13h e encerram os serviços às 17h.

Apesar de tradicionalmente operaram em horários diferentes, os bancos vão adotar este expediente excepcional tanto nas capitais e áreas metropolitanas quanto nas cidades do interior. O objetivo é proporcionar aos clientes e funcionários um horário de atendimento que não prejudique aqueles que tencionam torcer pela Seleção Brasileira nestas oitavas de final destra competição futebolística e desejam acompanhar a partida ao vivo.

Vale ressaltar que não há feriado bancário por conta dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e nenhum portador de boleto com vencimento nesta data pode alegar o fechamento das agências, entre 10h30 e 13h para alegar impossibilidade de pagamento do débito na data fixada, pois se não bastasse os dois tempos de atendimento, os caixas eletrônicos vão estar disponíveis para diversos tipo de operação.

Por outro lado, as casas lotéricas, que, além das apostas de loterias da Caixa Econômica, operam com diversos serviços bancários, inclusive saques e depósito em bancos oficiais, vão funcionar normalmente. Não há nenhuma resolução sobre como será o expediente, ficando a critério do proprietário. Algumas delas poderão suspender o atendimento entre 11h até o encerramento da disputa, que pode se estender para prorrogação ou cobrança de penalidade máximas.

As lojas comerciais também adotam horários próprios. Umas vão apenas disponibilizar aparelhos de TV ou mesmo telão para que clientes e funcionários possam assistir à partida; outras vão suspender as atividades no horário da partida e reabrir no turno da tarde; e outras vão funcionar como em dias normais.

Quanto às repartições públicas, estas estarão em regime de ponto facultativo, isto é, sem atendimento, embora não seja feriado. Apenas serviços essenciais, como Saúde, Polícia, limpeza pública, Corpo de Bombeiros etc vão estar com equipes em regime de plantão.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação