Agências bancárias abrem uma hora antes nesta quarta-feira e encerram expediente às 13h

0
813

AQUILES EMIR

O jogo do Brasil contra a Sérvia nesta quarta-feira (27) vai provocar uma série de alterações nos expedientes das repartições públicas, do comércio, dos órgãos de classe e das agências bancárias. Como está marcada para começar às 15h, a partida, que desperta um grande interesse dos brasileiros, até porque, do resultado, depende a continuidade ou não da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, prejudica quase metade do dia útil.

De acordo com comunicado da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), nos dias em que as partidas do Brasil forem realizadas à 15h, as agências, sejam nas capitais ou cidades do interior (onde o horário tradicionalmente é diferenciado), abrirão com uma hora de antecedência e fecham três antes do final do expediente, portanto vão funcionar das 09h às 13h, duas horas antes do início da partida.

Vale ressaltar que boletos vencidos nesta tarde perdem a validade se não foram quitados, daí porque o mais recomendável é a utilização dos caixas eletrônicos ou serviços pela internet.

Quanto aos estabelecimentos comerciais, as entidades empresariais orientam que é opcional às empresas abrirem ou não seus estabelecimentos, já que não há previsão nas leis trabalhistas, tampouco acordo coletivo, neste sentido. As empresas podem tanto optar pela dispensa dos trabalhadores, quanto pela suspensão dos trabalhos e retorno após a partida, disponibilizar aparelhos de TV para acompanhamento pelos empregados e clientes ou manterem o estabelecimento sem nenhuma alteração.

Caso os empregados sejam dispensados, não pode haver desconto de salários pelas horas não trabalhadas, mas pode ser acordada uma compensação futura ou abatimento no banco de horas.

O mais provável, no entanto, é que a maioria das lojas opte pelo fechamento à tarde e reabra somente na quinta-feira, já que após a partida restará apenas um hora para o encerramento do expediente.

As entidades empresariais vão funcionar apenas um expediente, das 08h às 13h, e nem mesmo a tradicional sessão plenária da Associação Comercial será realizada na noite desta quarta. Nos shopping centers, as praças de alimentação funcionam das 10h às 22h e as lojas têm liberdade para funcionar ou não.

Já as repartições públicas, como é comum nessas datas, o ponto será facultativo, isto é, sem expediente, com exceção dos serviços essenciais: hospitais, postos de saúde, delegacias de polícia e outros.

 

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação