AgroNicolau é a primeira do Maranhão com certificação CSG da ABCZ

0
3713

AQUILES EMIR

A AgroNicolau, pertencente ao Grupo Nicolau e considerada uma das melhores selecionadoras de Nelore da região Norte, foi a primeira empresa do segmento pecuário no Maranhão a receber, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Certificados de Superioridade Genética (CSG). A avaliação dos animais foi feita pela médica veterinária Marcela Galvão de Barros França, da ABCZ do Ceará, que visitou a Fazenda São José, em Vela Vista, semana passada.

Para o pecuarista Samir Nicolau, que também médico veterinário e seu diretor, o resultado é da maior importância não apenas para sua empresa, mas para a pecuária do Maranhão como um todo, já que pela a avaliação se iguala  a todos os criadores do Brasil, ou seja, “quando recebemos um CSG isto é um certificado que o nosso animal é um dos melhores do país”, diz ele.

O Certificado de Superioridade Genética (CSG) substituiu o  Certificado Especial de Produção (CEP) e com essa mudança, a faixa de seleção dos animais passou a ser os 20% melhores da sua respectiva safra (ano de nascimento). O CSG alia a superioridade genética do animal ao seu biótipo, pois além do animal estar classificado entre os 20% melhores (com avaliações genéticas de sua safra em nível nacional), passa também por uma avaliação visual feita por um profissional do corpo técnico da ABCZ.

Os animais certificados recebem também a nova marca do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Em formato de Z (de Zebu) e com referência a uma cadeia de DNA e também ao símbolo do infinito, a ‘Marca do PMGZ’ ajudará no reconhecimento dos animais superiores.

O criador que tem animais candidatos ao CSG deve apresentá-los ao técnico da ABCZ durante a visita à propriedade. O técnico fará a avaliação visual e os animais aprovados já receberão a marca PMGZ e o Certificado impresso será enviado posteriormente ao criador.

Os animais que receberam o CEP nos anos de 2013, 2014 e 2015 podem solicitar aos técnicos da ABCZ a aplicação da Marca do PMGZ.  Basta apresentar o documento do CEP no momento da visita técnica e o animal receberá a marca.

Critérios para a seleção dos animais candidatos ao CSG:

  • O rebanho deve estar inscrito no PMGZ Corte, módulo completo;
  • Possuir peso válido para a DEP de peso a desmama, com exceção da raça Brahman, onde se consideram os animais que possuem peso calculado aos 210 dias no CDP;
  • São ranqueados através do iABCZ (avaliação genética do PMGZ) e classificam-se os 20% melhores machos e as 20% melhores fêmeas por ano de nascimento.

Avaliação do animal para receber o CSG e a marca PMGZ:

  • Avaliação visual por um técnico do SRGRZ da ABCZ e receber conceito acima de Bom pelo método EPMURAS;
  • Possuir o Registro Genealógico Definitivo.
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação