Agropecuaristas aguardam posição do Governo do Estado sobre realização da Expoema

0
577

Evento depende da recuperação do Parque Independência

Agropecuaristas do Maranhão estão na expectativa sobre a realização da 62ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que está prevista para o período de 04 a 11 de setembro deste ano. As providências para a realização da exposição estão sendo tomadas pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), que aguarda resposta do Governo do Estado para a recuperação da infraestrutura do Parque Independência, local onde acontecerá a Expoema 2022.

O presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, ressaltou que os criadores já estão preparando os animais para participar da feira e que produtores rurais de outros estados estão manifestando interesse em participar do evento. “Mas para que eles participem, é necessário que o parque esteja em condições de receber os animais, o que deve acontecer com antecedência”, explicou Ricardo Ataíde.

Na programação da Expoema deste ano, Ricardo Ataíde explicou que é preciso adaptar o formato da exposição para este novo momento em que vivemos. “Após o período mais crítico da pandemia, queremos trazer inovação para o evento, com transmissão pelas redes sociais e abrindo mais espaço para a participação dos criadores não só de bovinos, mas também de equinos, caprinos, ovinos, peixes e suínos”, afirmou o presidente da Ascem.

Para solicitar apoio na realização da Expoema, a diretoria da Ascem reuniu-se no dia 06 de abril com o governador Carlos Brandão, que é médico veterinário, logo após ele assumir o governo do estado.

Neste mesmo mês, atendendo a um convite da diretoria da associação dos criadores para conhecer a atual estrutura do parque e discutir a realização da Expoema, o presidente da Ascem e os membros da diretoria receberam o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Antônio Heluy, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Raimundo Coelho, o diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA, Cauê Ávila e o secretário adjunto de obras civis da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Fabiano Ayres.

Depois de encerrar a reunião, eles fizeram uma visita às instalações do Parque Independência, nas áreas dos currais, leilões, parque e stands.

A retomada da Expoema foi discutida ainda com o secretário da Sagrima no dia 03 de maio, quando a diretoria da Ascem, juntamente com o deputado Fábio Braga estiveram em seu gabinete entregaram oficialmente um documento solicitando apoio do governo estadual.

Ricardo Ataíde ressaltou que a Expoema é um evento que já é tradicional e já faz parte do calendário de festas de São Luís. “É um evento realizado há mais de 60 anos e que gera muitos empregos diretos e indiretos, capacita os trabalhadores com oficinas e cursos e, sobretudo é uma oportunidade de os criadores exporem e comercializarem seus animais, o que já contribuiu muito para o melhoramento genético da pecuária maranhense”, ressaltou o presidente da Ascem.

Volta das exposições – Depois de dois anos de atividades suspensas, passado o período crítico da pandemia, as exposições agropecuárias, sobretudo as tradicionais que constam no calendário nacional, estão voltando com todo vapor em todo o país, sobretudo na região Nordeste, a exemplo das exposições realizadas nos estados da Bahia e Piauí, estado que já em abril deu início ao calendário de 23 exposições e que em novembro vai encerrar com a Expoapi, prevista para acontecer em dezembro. A edição do ano passado ocorreu em novembro.

No Maranhão, a primeira delas foi o Agrobalsas, que aconteceu no mês passado, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, e ficou lotada nos cinco dias do evento com recorde de público, expositores, palestras e volume de negócios.

Ao todo, de acordo com o calendário de exposições agropecuárias, divulgado pela Sagrima, 14 eventos agropecuários serão realizados no Maranhão.

A próxima feira, a Agroloreto, acontece nesta quinta-feira e vai até o dia 4 de junho.

Em Imperatriz, a 52ª edição da Expoimp será realizada no período de 2 a 10 de julho, Porto Franco (09/07 a 17/07), Expoagra (16/07 a 24/07), Expoaçailândia (30/07 a 07/08), Agrofeira de Bacabal (17/08 a 21/08), Clube da Viola (20/08 e 21/08), Expoema  (04/09 a 11/09), Festival da Melancia e 1ª Exposição da Agricultura Familiar (30/09 a 02/10), Feagro (05/10 a 08/10),  Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (04/11 a 06/11), Itinga Agroshow  (08/11 a 13/11) e Expochapadinha  (11/11 a 13/11).

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação