Em evento na zona rural de São Luís, Embrapa Cocais ensina boas práticas na produção de farinha

0
253

Produtores treinados irão participar do 1º Festival de Farinha

Nesta quinta-feira (11), a partir das 07h30, na comunidade Vila Conceição, Coquillo 1, localizada na zona rural do município de São Luís, será realizado curso de boas práticas de manejo da mandiocultura e fabricação de farinha voltado para produtores de dezesseis comunidades locais. Os produtores treinados irão participar do 1º Festival de Farinha de São Luís, a ser realizado de 19 a 21 de agosto, para eleger a melhor farinha natural de São Luís nos aspectos técnicos e de sabor.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cocais José de Ribamar Costa Veloso, responsável pelo treinamento, o objetivo é ensinar técnicas de produção e fabricação de farinha e boas práticas de higiene na manipulação do alimento e manuseio da massa.

“São técnicas de produção que fazem a diferença na agregação de valor à farinha, com textura e sabor diferenciado, para agregar mais valor e renda e conquistar mercados”, explica Veloso.

Festival da Farinha – A previsão é de que aproximadamente 100 produtores de farinha de 16 comunidades participem do evento para apresentar quatro produtos locais derivados da mandiocultura. Além de promover a agricultura familiar, espera-se que o Festival impulsione o comércio do produto para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

A partir do dia 21, até o dia 31 de agosto, o Festival vai ocupar 10 mercados municipais de São Luís: Central, Tulhas, Liberdade, Bairro de Fátima, Macaúba, Monte Castelo, Anil, Cohab, João Paulo e Vila Palmeira. nos mercados.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação