Aje reúne empresários em rodada de negócios no Centro de Convenções

0
513

Foi realizado nesta terça-feira (05), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a Rodada de Negócios da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), evento que reuniu representantes de empresas associados e convidados, durante um encontro cujo objetivo foi criar oportunidades de negócios, de sondar potenciais clientes e fornecedores, fechar parcerias e dar visibilidade às marcas participantes.

Cerca de cinquenta empresas fizeram parte do encontro, que teve início com o Balcão de Negócios, onde os participantes expuseram produtos e serviços nos estandes disponíveis. Posteriormente, foi a vez da Rodada de Negócios propriamente dita, ocasião em que os empresários passaram a apresentar seu portfólio às empresas âncoras — instituições de diversos segmentos e com demanda variada de produtos e serviços, indicadas pelos próprios associados em pesquisa da AJE.

O presidente da entidade, Jurandy Theophilo (foto), afirmou que o intuito do evento é fomentar a cultura empreendedora jovem local, gerando networking. “Cada associado, as pessoas que estão começando a empreender, às vezes têm um potencial tão grande, mas não têm a oportunidade de mostrar seus negócios”, comentou, ao ressaltar que o programa tem crescido a cada edição, em termos de estrutura e adeptos. “Nós temos uma diretoria e um grupo de pessoas que trabalham para estar isso tudo pronto. Então, é muito gratificante ter essa equipe. Isso é AJE, isso é falar sobre empreendedorismo”, comemorou.

Entre as âncoras, marcaram presença representantes de instituições como Sebrae, Ambev, Cemar, Safemed, Dom Saúde, Vitalmed, Fecomércio, Canopus e Grupo Mateus.

Os ramos de atividade dos empreendimentos participantes foram os mais variados: consultoria em administração, jurídico, contábil, comércio, tecnologia, estatística e outros. Superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros apontou a relevância do evento para a economia local. “O cenário econômico é desafiador para o empresário, principalmente para a micro e pequena empresa. Então, ações como essa, desenvolvida pela Associação dos Jovens Empresários, são fundamentais para esse apoio, porque são ações como esta que dão notoriedade e criam espaço diálogo para essas pequenas e microempresas”, afirmou.

O participante Marcos Bayma, por sua vez, destacou o leque de possibilidades para estabelecer rede de contatos. “Você pode fazer negócios, conhecer pessoas novas, trocar experiência, e a AJE só tem a ganhar com esse tipo de evento que é muito importante para o associado. O associado procura isso, procura networking, a integração e a Rodada de Negócios é um dos eventos mais importantes nesse sentido. Parabéns a todos colaboradores, âncoras e participantes”, contou o gestor de uma instituição educacional na área da saúde.

O andamento do evento foi bastante dinâmico. As conversas aconteceram durante reuniões simultâneas de aproximadamente 15 minutos, moderadas e dirigidas pelos parceiros âncoras, em pequenos grupos de representantes das pessoas jurídicas. Após cada moderador fazer sua apresentação institucional, associados e empresários explanavam seus portfólios, com perguntas, troca de contatos e propostas em seguida. Ao final do tempo predeterminado, um sinal indicava o rodízio dos negociadores entre as mesas.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação