Aldenora Bello inaugura nesta quarta-feira Espaço Q´Alegria na Quimioterapia Pediátrica

0
805

A Fundação Antônio Jorge Dino inaugura nesta quarta-feira (31) o Espaço Q’Alegria, na Quimioterapia Pediátrica do Aldenora Bello, hospital mantido pela instituição. Trata-se de uma metodologia inovadora, que leva entretenimento às crianças e adolescentes durante as sessões de quimioterapia, proporcionando uma melhor qualidade ao tratamento.

O Conceito do espaço vai desde a adequação da nova nomenclatura ao projeto arquitetônico levando ludicidade ao espaço. A proposta engloba audição, visão e tato. O Q’Alegria atua com ampla abrangência, atendendo ao máximo com entretenimento com jogos eletrônicos, filmes, música, leitura e desenhoAlém da cromoterapia, tendo um uso personalizado em todos os exemplos citados.

O setor de Quimioterapia Pediátrica do Aldenora Bello atende semanalmente 65 crianças e adolescentes, realizando em média 260 atendimentos mensais. A criança pode receber mais de uma sessão de quimioterapia por semana, que duram até 4 horas em média. Nos casos mais graves é necessário realizar a quimioterapia diariamente.

O Q’Alegria é fruto da parceria com o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, Fundação Antônio Dino e o Shopping da Ilha, por meio da Campanha natal do Bem, os quais custearam esta implantação. São 7 poltronas acopladas aos equipamentos que promovem através do entretenimento momentos de alegria durante o tratamento.

O espaço é composto pelos seguintes equipamentos:

  • Suporte frontal de TV para acesso a canais televisivos e uso de jogos eletrônicos;
  • Suporte lateral para equipamentos, jogos eletrônicos, controles, fone de ouvido,livros, papéis para desenhos e afins
  • Suporte superior de pontos de iluminação em LED, possibilitando o uso de diferentes cores para a cromoterapia.

 O Q’Alegria foi criado pelos arquitetos Marcelo Souza Leão e Patricia Chalaça, ambos fundadores do Projeto Casa da Criança, que cederam, sem fins lucrativos, esta metodologia com o objetivo de disseminar este conceito em território nacional para melhorar o tratamento de quimioterapia das crianças e adolescentes em tratamento do câncer.

O Projeto Casa da Criança já levou o Q’Alegria a diferentes estados do Brasil, a exemplo do Ceará (Hospital do Câncer de Fortaleza), Paraíba (Hospital Napoleão Laureano), Alagoas (Hospital do Açúcar), Piauí (Hospital São Marcos), Mato Grosso (Hospital de Câncer de Mato Grosso) e Pernambuco (IMIP)- este também na ala de hemodiálise pediátrica.

O Q’Alegria tem como Parceiro Máster (nacional) a Pizza Hut (lojas do CE e PB), tendo investido para viabilizar esta metodologia, também custeou a implantação do Q’ Alegria nos estados do CE, PB, AL e PE além de manter o custeio para monitoramento permanente através de diagnósticos dos resultados a ser realizado por equipe do Projeto Casa da Criança, objetivando garantir a qualidade na assistência oferecida e gratuidade aos usuários.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação