Aldenora Bello realiza Campanha Março Lilás para prevenir câncer de colo no útero

0
969
Funcionárias e voluntárias do Aldenora Bello fizeram no último sábado uma campanha para prevenção do câncer no colo do útero

O Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antônio Jorge Dino, realizou no último sábado (25) uma manhã de atendimento preventivo pela Campanha Março Lilás: “Prevenção do Câncer de Colo de Útero”. Com a participação de funcionários e a colaboração de alunos de Medicina, foi possível realizar um mutirão e atender mais de 200 mulheres .

A campanha é realizada dese o ano passado, no mês de março, visando à conscientização e ao combate ao câncer de colo de útero, com informações e estímulo à população feminina para os cuidados de prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Segundo a oncologista Rachel Cossetti, idealizadora da campanha, a prevenção é a melhor forma de combater esse câncer. “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV além da realização de exames periódicos a fim de diagnosticar precocemente a doença”, afirma.

Mulheres receberam orientações sobre como prevenir e tratar o câncer

Desde o início do mês estão sendo realizadas atividades dentro e fora do Hospital a fim de alertar sobre a prevenção de um câncer que ainda acomete muitas mulheres no Estado. No Maranhão e na região Norte, o câncer de colo uterino ocupa lugar de destaque nas causas de câncer e de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente, inclusive, do câncer de mama.

Apesar desses dados negativos, este é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais.

Dando continuidade à campanha ainda esta semana a realização de palestras em escolas e instituições parceiras sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação