Alto índice de endividamento desestimula famílias a consumirem, diz Fecomércio

269

GIRO ECONÔMICO

Queda no consumo em São Luís

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de setembro mostrou que, pelo 6º mês seguido, o percentual de famílias de São Luís endividadas obteve queda. Desta vez, a redução foi de 2,6% em relação ao mês de agosto e de 7% em relação a janeiro, conforme aponta o levantamento realizado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA).

Apesar da redução no índice, o panorama de endividados na capital maranhense permanece alto com 82,3% e atinge 255 mil famílias. O dado, mesmo positivo, não deve ser avaliado de forma otimista, uma vez que São Luís continua com patamar acima da média das demais capitais brasileiras, que é de 74%.

Em uma análise mais delimitada, a redução do endividamento familiar não se deve pelo aumento do nível de renda mas, sim, da diminuição do nível de consumo familiar que tem desacelerado o endividamento local, cenário já apresentado na Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de setembro, que ainda segue na zona de pessimismo.

Candidatura de Camarão

O secretário estadual da Educação, Felipe Camarão, parece mesmo determinado a entrar na briga pela sucessão do governador Flávio Dino (PSB). Na próxima quinta-feira (04), às 18h, no Residencial Recepções, na Avenida Mário Andreazza (Calhau), fará sua primeira apresentação como pré-candidato a governador em 2022.

Para alimentar este projeto, Camarão deu uma guinada de quase 360º, pois até ano passado era filiado ao DEM, uma das legendas mais conservadoras do país, e agora está no PT, um dos partidos mais radicais da esquerda.

Amoêdo está fora da disputa

Apesar de vir se firmando como um dos maiores críticos de Jair Bolsonaro, o empresário João Amoêdo não consegue convencer nem mesmo o seu partido a lançá-lo candidato a presidente em 2022. Nesta quarta-feira (03), o Partido Novo faz o lançamento da pré-candidatura de Felipe d’Avila à Presidência da República!

Ele já assinou, semana passada, o Termo de Compromisso Partidário e agora quer contar um pouco da sua trajetória e dizer o que pensa para o Brasil. O evento, a ser realiado em Brasúlia, terá transmissão ao vivo pelo canal do Novo no Youtubeno link https://youtu.be/eWBwRqML4zA

Na solenidade de entrega da Escola de Música Erasmo Neves em Rosário, o prefeito Calvet Filho (E); o presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez (C); e superintendente SESI Diogo Lima na assinatura do termo de cessão da escola

Homenagem a Baldez em Rosário

Natural de Rosário, Edilson Baldez não conteve a emoção ao receber, domingo (31), uma homenagem quando entregou as novas instalações da Escola de Música Erasmo Neves (seu pai). Presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e diretor estadual do Sesi, Baldez disse que sempre sentiu orgulho de trabalhar pela Educação.

Prestigiaram na cerimônia, dentre outros, o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Diogo Lima; o prefeito Calvet Filho e a coordenadora regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Michele Frota.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui