Alunos da Uema é premiada com primeiro e segundo lugar no Hackathon Sebrae 2020

0
247

Duas ideias apresentadas por alunos e professores do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca e da Empresa Júnior do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram selecionadas e validadas como modelos de negócios, sendo premiadas no BeyondHack (hackathon) que aconteceu em São Luís. O evento é uma maratona com tutoria presencial de três dias de duração, com objetivo de criar e validar soluções que atendam um ou mais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma inovadora e escalável.

O evento ocorreu nos dias 13, 14 a 15 de março de 2020, no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), e nos três dias, profissionais e empresários bem sucedidos em negócios de impacto social e startups auxiliaram os participantes a desenvolverem suas ideias empresariais em negócios reais. O evento contou com o apoio do Open e Agile Smart Cities, Pointfy e Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco(IAUPE).

As ideias iniciais propostas foram votadas por todos os participantes da maratona e oito foram escolhidas, com a consequente formação das equipes, envolvendo empresários, professores e alunos de diversas instituições (UFMA, UEMA, IFMA, CEUMA). Das oito equipes formadas, três foram premiadas, sendo o primeiro e o segundo lugar para as ideias apresentadas pelas equipes da UEMA.

A líder da equipe vencedora do primeiro lugar (Mudas no Coco: soluções sustentáveis), presidente da Empresa Junior de Biologia da UEMA, Ariane Raquel Muniz Miranda, destacou a importância do evento: “Essa é uma oportunidade única para se pensar em soluções acessíveis para os problemas da nossa cidade”.

A líder da equipe premiada em segundo lugar (ODS + mercados inteligentes), coordenadora do Mestrado em Recursos Aquáticos e orientadora da Empresa Junior do Curso de Biologia, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, reforçou a necessidade de se fortalecer a relação Universidade e Empresa: “Precisamos colocar a serviço da sociedade as soluções que produzimos nas academias, incentivando a aproximação entre empresas, investidores e Universidades”.

Os membros das equipes ganharam passagens para Santa Catarina e ingressos para participar do maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação do Brasil (o startup Summitt 2020 que ocorrerá em agosto), ingresso para o evento Campus Party (o maior evento de tecnologia para jovens empreendedores), curso Empretec/SEBRAE (com metodologia da Organização das Nações Unidas para desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios) e mentoria gratuita do Sebrae para colocar as ideias premiadas em prática.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação