Alunos do Senac repassam a publico da terceira idade noções de informática

74

Pessoas com 60 anos ou mais aprenderam informática

O município de São Domingos do Maranhão foi contemplado com as ações do Projeto Integrador do Senac, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com a concepção de uma aprendizagem coletiva, onde se aprende a partir de experiências e de construção colaborativa, trazendo o diálogo entre sala de aula e a realidade do mundo de trabalho. Assim, os alunos da primeira turma do curso de Operador de Computador, promovido na Carreta Escola que está no município de São Domingos do Maranhão, nesta temporada, desenvolveram o Projeto Integrador com foco na educação digital para a terceira idade.

Os alunos do curso receberam, no último dia 19 de janeiro, 12 pessoas, com idade de 60 anos ou mais, e repassaram a esse público noções básicas da informática, propiciando ativamento cerebral com estímulo a busca de novos conhecimentos; melhoria no processamento de novas informações e fatos obtidos por meio da internet; maior interatividade com pessoas que estão longe; acesso a itens de lazer como filmes, séries, música; bem como ensinaram técnicas de segurança para evitar os golpes frequentemente aplicados.

Os ensinamentos aplicados atendem a uma população crescente no país, que tem demandas associadas ao envelhecimento e que necessita de uma integração do idoso à vida e sociedade virtual, dando ênfase a melhoria na qualidade de vida da terceira idade, como a independência de terceiros para a execução de atividades mais básicas.

O Projeto Integrador é ação recorrente dentro dos cursos do Senac e acontecem concomitante as evoluções das turmas oferecidas. No município de São Domingos do Maranhão, a parceria entre Senac e prefeitura acontece por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que é a referência dentro do município para dar mais informações, inclusive sobre as inscrições para as próximas duas turmas com execução garantida até fevereiro do ano corrente.

Maquiagem – Na cidade de Caxias, numa parceria com a Prefeitura Municipal, foi realizado, este mês,  curso de Maquiador, ofertado gratuitamente pelo Projeto Mães Que Educam. O programa teve adesão de escolas da rede municipal da educação infantil, o que proporcionou a 14 mães uma qualificação com 160 horas de carga horária.

Nessa etapa, o projeto contou com o apoio da empresa Márcia Cosméticos, em que sua representante, Elizabeth Cardoso, destaca que “essa parceria entre a Prefeitura, Semect e Senac nos fez perceber outras possibilidades, e por isso ofertamos brindes e desconto em compras para as mães participantes, por que acreditamos nesse projeto”, comentou.

A gerente da unidade do Senac em Caxias, Rosy Bonfim, que promoveu o curso, destacou, “a parceria vem possibilitar melhoria de vida ou a criação de negócios, sonhos e desejos realizados, pois o curso oferece possibilidade de empreender. A prestação de serviços, dentre tantas possibilidades ofertadas através do Projeto Mães que Educam, é muito importante”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui