André Fufuca é eleito segundo vice-presidente da Câmara

0
1029

O deputados Fábio Ramalho (PMDB-MG) foi eleito em segundo turno para a 1ª vice-presidência da Mesa Diretora da Câmara Federal, ao obter 265 votos contra 204 dados ao deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Também em segundo turno foi eleito o 3º secretário: JHC (PSB-AL), que derrotou João Fernando Coutinho (PSB-PE) por 240 a 220 votos.

Antes haviam sido eleitos o 2º vice-presidente: André Fufuca (PP-MA) – foto -; o 1º secretário: Giacobo (PR-PR); 2º secretário: Mariana Carvalho (PSDB-RO); e 4º secretário: Rômulo Gouveia (PSD-PB).

Nove deputados foram eleitos há pouco para diferentes cargos da Mesa Diretora.  Os integrantes efetivos da Mesa não podem fazer parte de liderança nem de comissão permanente, especial ou de inquérito.

A Mesa funciona como uma comissão para decidir sobre assuntos internos e também promulga emendas constitucionais com o a Mesa do Senado. Além das funções do presidente, cada membro da Mesa tem atribuições específicas.

Já para a 3ª Secretaria concorrem em segundo turno os deputados JHC (PSB-AL) e João Fernando Coutinho (PSB-PE), que receberam 248 e 219 votos, respectivamente, no primeiro turno.

Divulgação/Câmara dos Deputados
Política - eleição Mesa 2017 - painel eletrônico eleição

Conheça os integrantes eleitos da nova Mesa Diretora da Câmara em primeiro turno:

2ª VICE-PRESIDÊNCIA

  • Eleito: André Fufuca (PP-MA). Votação: 283 votos contra 166 do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE)
  • Atribuições do cargo: Substituir presidente e vice em ausência ou impedimento simultâneos; examinar pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados; fomentar a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os representantes do Legislativo nos estados (assembleias legislativas) e municípios (câmaras de vereadores), além do Distrito Federal (Câmara Legislativa).
  • Biografia: Em seu primeiro mandato, o médico Fufuca preside a comissão especial que analisa propostas de emenda à Constituição que alteram a destinação de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre combustíveis.

1ª SECRETARIA

  • Eleito: Giacobo (PR-PR). Votação: 406 votos;
  • Atribuições do cargo: funciona como a prefeitura da Câmara, por ser responsável por acompanhar os serviços administrativos da Casa. Além disso, também são atribuições:
    – encaminhar requerimento de informação a ministros de Estado ou titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República;
    – ratificar despesas da Câmara; e
    – credenciar todas as pessoas que frequentam a Câmara, como assessores parlamentares de Ministérios e entidades da administração federal indireta; entidades de classe, de empregados e empregadores, autarquias profissionais; imprensa; e prestadores de serviços à Câmara.
  • Biografia: Em seu quarto mandato consecutivo, o empresário Giacobo ocupou a 2ª Vice-Presidência na última Mesa Diretora.

2ª SECRETARIA

  • Eleita: Mariana Carvalho (PSDB-RO). Votação: 416 votos.
    Atribuições do cargo: esponsável por providenciar o passaporte diplomático devido aos deputados e seus dependentes.
  • Biografia: Mariana Carvalho está em seu primeiro mandato, é médica e bacharel em direito. Ela presidiu a CPI de Crimes Cibernéticos, que funcionou em 2015.

4ª SECRETARIA

  • Eleito: Rômulo Gouveia (PSD-PB). Votação: 433 votos.
    Atribuições do cargo: tem a função de supervisionar e gerenciar o uso dos apartamentos funcionais dos deputados, e de cuidar da concessão do auxílio-moradia para parlamentares que não morem nas unidades residenciais da Câmara.
    Biografia: Em seu segundo mandato, Gouveia presidiu a comissão da proposta (PL 1775/15) que institui o Registro Civil Nacional.

SUPLENTES DE SECRETÁRIO
1º Suplente: Dagoberto (PDT-MS), eleito com 402 votos;
2º Suplente: César Halum (PRB-TO), eleito com 383 votos;
3º Suplente: Pedro Uczai (PT-SC), eleito com 377 votos;
4º Suplente: Carlos Manato (SD-ES), eleito com 272 votos.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação