Ao participar de plenária na CDL de São Luís, Eduardo Braide anuncia shopping center para camelôs

0
188

Prefeito diz as ações da Prefeitura têm como prioridade a Saúde

Ao participar da plenária de quarta-feira (28 de abril) da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, em comemoração aos 56 anos da entidade, o prefeito Eduard Braide (Podemos) anunciou a construção, em parceria com a iniciativa privada, de um shopping center voltado para o comércio informal. Na reunião, realizada de forma online via Zoom, o prefeito disse que outras parcerias serão firmadas visando ao fortalecimento da atividade comercial na capital.

Braide fez um balanço dos cem primeiros dias da gestão municipal e defendeu a manutenção de um diálogo com as lideranças empresariais. Dentre as iniciativas tomadas, destacou a criação da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), que tem como presidente Felipe Mussalém, ex- presidente da Associação Comercial do Maranhão, e que também participou do encontro.

Segundo o prefeito, até em razão da pandemia, sua gestão vem priorizando as ações de saúde, principalmente no que diz respeito à vacinação e o enfrentamento do coronavírus.  “Trago boas notícias, pois a Prefeitura teve a iniciativa de adiantar para o dia 15 de maio o pagamento da primeira parcela do 13º salário, o que vai ajudar a aquecer a economia local e o comércio”, pontuou.

O presidente da CDL, Fábio Ribeiro, indagou sobre ações que visem a conter o desordenamento do comércio informal, em especial na Rua Grande, que, depois de reformada, foi novamente invadida por ambulantes e outras medidas em prol do aquecimento da economia local e do comércio varejista.

Sobre o comércio informal, o prefeito disse que está estudando uma solução, mas é preciso cuidado, pois nesta crise da pandemia muitas pessoas estão buscando meios de sobrevivência.

“Posso adiantar que fomos procurados por investidores interessados em construir e implantar uma espécie de shopping para o comércio de camelôs, a exemplo do que existe com sucesso em cidades como Teresina, mas isso precisa ser feito com muito cuidado, privilegiando uma logística que de fato funcione bem”, disse ele, prometendo, logo após conclusão dos estudos apresentar aos empresários, para que testes possam sugerir o aperfeiçoamento.

Reunião – Além de Fábio Ribeiro, participaram da plenária,  diversas lideranças lojistas. A presidente da Federação das CDLs, Socorro Noronha, lembrou que São Luís foi uma das poucas cidades do país a manterem o comércio funcionando, “mesmo que com restrições nessa pandemia, e isso foi fruto da união entre os poderes, as entidades comerciais e os lojistas que se ajustaram às medidas e protocolos de segurança”.

A advogada e ex-presidente da CDL Sandra Albuquerque Dino de Castro e Costa elogiou a busca de diálogo entre a entidade e os poderes públicos. “Para sermos ouvidos precisamos estar próximos e abertos às parcerias”, disse ela.

O presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Fernandes, reforçou a união das duas entidades, assim como o superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, que elogiou o fortalecimento da CDL ao longo dos anos. A Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA) foi representada por Maurício Feijó, que é tambem diretor da CDL.

Trajetória – O presidente Fábio Ribeiro reafirmou o compromisso de trabalho em prol do comércio lojista, ainda mais relevante agora nesse contexto tão desafiador imposto pela pandemia à economia mundial.

“São mais de cinco décadas de uma história de trabalho direcionado ao crescimento do varejo e com ações que impulsionam o desenvolvimento da cidade. A logomarca da nossa confederação é uma embarcação do tipo Nau Fenícia e agora mais que nunca, precisamos saber enfrentar mares bravios. Entendemos que nessa trajetória como lojistas, algumas vezes teremos ventos suaves e calmaria, mas agora é hora de enfrentar um mar bravio. Essa Diretoria está unida para navegar, driblando essas ondas difíceis, e para seguirmos construindo uma história de sucesso para o comércio lojista e ajudando a desenvolver nossa cidade. Tenham a certeza de que a CDL está compromissada com o futuro de São Luís ”, finalizou.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui