Aos 98 anos, morre em Paris o estilista francês Pierre Cardin

0
277

Designer visionário faleceu em Paris e deixou um grande legado que deu a volta ao mundo como empresário que conseguiu expandir a sua marca pelo mundo

O costureira francês Pierre Cardin, estilista visionário e pioneiro do pronto-a-vestir, morreu terça-feira (29) aos 98 anos em um hospital de Paris, anunciou sua família. Filho de imigrantes italianos que se tornou um empresário de renome mundial, morreu pela manhã no hospital americano Neuilly, localizado no oeste de Paris, disse sua família à AFP.

“É um dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin se foi. O grande estilista que foi, atravessou o século, deixando à França e ao mundo um legado artístico único no mundo, mas não só”, escreveram seus parentes em um comunicado.

“Temos orgulho de sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo de sua vida. Homem moderno com múltiplos talentos e energia inesgotável, desde muito cedo se envolveu nos fluxos de globalização de mercadorias e comércio”, acrescenta o texto. .

Pierre Cardin abriu um “estande” em uma loja de departamentos e desfilou homens. Adotou também um sistema de licenciamento em grande escala que lhe garantiu difusão mundial, com o qual conseguiu estampar seu nome em produtos tão diversos como gravatas, cigarros, perfumes ou água mineral.

Cardin expandiu seus negócios para a Ásia, onde gozou de grande reputação: viajou de 1957 ao Japão, então em plena reconstrução, e organizou desfiles na China desde 1979.

“Italiano de nascimento, Pierre Cardin nunca esqueceu suas origens, ao mesmo tempo em que mostra amor incondicional pela França”, escreveu sua família hoje.

O texto que justifica sua morte destacou sua “consagração suprema, ele é finalmente o primeiro costureiro a entrar na Academia de Belas Artes, fazendo com que a moda seja reconhecida como uma arte por direito próprio”.

(Com informações da Agência Télam)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação